
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), participou da 22ª edição da ExpoSertão, realizada no período de 8 a 11 deste mês, no município de São João dos Patos. Na oportunidade, os técnicos da Sagrima promoveram orientações técnicas sobre o cultivo de peixes e camarões. O espaço também serviu para dialogar sobre as demandas dos produtores rurais da região.
Durante o encontro com os produtores, o secretário da Sagrima, Diego Rolim, ouviu as demandas da categoria e reforçou o compromisso do governador Carlos Brandão com o agronegócio. “Ouvimos os produtores para saber quais são os seus anseios e o que eles esperam do Estado. Assim, podemos atender às demandas do setor, sempre norteados pelas políticas de sustentabilidade e paz no campo, que são determinações primordiais do nosso governador”, destacou.
Ainda durante o diálogo, que ocorreu na última sexta-feira (9), foram pautados o apoio técnico e o investimento, por parte do Governo, às produções locais como grãos, citricultura, gado de corte e leiteiro, entre outros. “Propor esses diálogos durante as feiras é essencial para conhecermos mais das potencialidades do Maranhão e, em trabalho conjunto, impulsionarmos o agronegócio de todo o território maranhense”, completou o secretário Diego Rolim.
Os produtores rurais, bem como estudantes e o público em geral, também puderam receber orientações técnicas sobre psicultura. No stand da Sagrima, foram expostos aquários e um tanque suspenso, com peixes nativos e exóticos, onde os técnicos forneciam informações sobre a nutrição dos peixes, práticas de manejo, biometria e qualidade da água, entre outros tópicos.
Já no sábado (10), a Sagrima promoveu palestra com o tema carcinicultura, em que os técnicos da secretaria destacaram as potencialidades para criação do camarão da espécie Lithopenaeus vannamei na região de São João dos Patos. O objetivo foi apresentar as potencialidades do cultivo dessa espécie em águas de baixa salinidade.
Além disso, os servidores se mobilizaram durante o evento para conscientizar os visitantes acerca da importância da vacina contra à febre aftosa. Eles destacaram a meta do Governo do Estado em tornar o Maranhão zona livre da febre aftosa sem vacinação e os impactos positivos na economia maranhense caso a meta seja alcançada.
Para a secretária de Meio Ambiente de São João dos Patos, Jaqueline Santana, o apoio do Governo do Maranhão fortalece a realização das feiras agropecuárias. “Nós agradecemos a participação da Sagrima, pois é muito importante ter o Governo presente para o desenvolvimento do nosso município. Tê-los durante os quatro dias de feira nos fortifica e estimula para realização de mais edições da ExpoSertão”, afirmou.
Geral Cristo Redentor terá novas escadas e elevadores de acesso
Geral Marina Silva recebe maior condecoração da França em Brasília
Ceará Cursos EAD da EGPCE ultrapassam 54 mil matrículas em 18 meses
Piauí Governo amplia mobilidade entre Teresina e José de Freitas com obras viárias e novo acesso à Meruoca
Piauí Rodovias, Unidade de Segurança e aeródromo marcam investimentos do Governo do Piauí em Barras
Piauí Governo do Estado vai asfaltar 11 ruas estratégicas de Monsenhor Hipólito com investimento superior a R$ 2,1 milhões Mín. 21° Máx. 36°