
Em alusão ao Dia Internacional do Brincar, que é comemorado em 28 de maio, foi executado o programa de extensão “Biblioteca Móvel: levando a leitura a todos os lugares “, que ocorreu na Praça Rui Barbosa, em Campo Maior. O programa é desenvolvido pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
A ação aconteceu no último sábado (27), com o intuito de reforçar a ideia de que brincar é um direito de todas as crianças e que atividades lúdicas beneficiam o desenvolvimento em aspectos como a criatividade, educação, coordenação motora, bem estar e a convivência social.
O programa de extensão “Biblioteca Móvel: levando a leitura a todos os lugares” teve início em setembro de 2019 e tem a finalidade de incentivar a leitura, principalmente, junto às crianças que não têm acesso aos livros, além de possibilitar a escolha livre de obras literárias, estimulando a autonomia e o prazer no ato de ler. Há um ano, o programa realiza atividades livres nas praças da cidade e vem ganhando uma maior expansão e visibilidade, sendo divulgado nas mídias sociais ou através do @bibmovel_uespi.

A professora e coordenadora do programa, Ana Gabriela Nunes, enfatiza a relevância das ações realizadas na cidade e realça como são essenciais para o desempenho dos alunos. “Gostaria de acrescentar que ações extensionistas como essa, são de grande importância para a comunidade campomaiorense e para os nossos alunos, que têm a oportunidade de relacionar os conhecimentos teóricos com as atividades práticas, além de ampliar as habilidades sociais, necessárias na interação com o público que irão trabalhar futuramente”, destaca.
O projeto também tem como organizadora a aluna do 7º bloco de Pedagogia, Letícia Maria Nunes, que ressalta a importância da valorização da data comemorativa e a satisfação em proporcionar ações como essas para as crianças da população. “A atividade realizada, em alusão ao Dia Internacional do Brincar, foi muito proveitosa e prazerosa. Valorizar essa data é importante e necessária, em especial, para as crianças, porque levamos alegria, diversão e brincadeiras. As crianças que chegavam na praça já ficavam animadas para saber o que tinham em cada espaço que organizamos, tivemos muitas opções de atividades, levamos livros, teve contação de história, brincadeiras, pintura no rostinho, música, dança e muita animação para as crianças. Os pais ficaram maravilhados e agradeceram pelo momento”, ressaltou a aluna.

O projeto contempla ações em três níveis: formação inicial com os acadêmicos participantes, que são os discentes do campus inscritos no projeto, com leituras e discussões; e ações na comunidade, como em escolas e ainda atividades mensais nas praças da cidade de Campo Maior.
Nessas ações são realizadas contação de histórias, incentivo à leitura livre de obras do acervo e, recentemente, foi ampliado para brincadeiras e jogos que estimulam a coordenação motora das crianças.


Geral Cristo Redentor terá novas escadas e elevadores de acesso
Geral Marina Silva recebe maior condecoração da França em Brasília
Ceará Cursos EAD da EGPCE ultrapassam 54 mil matrículas em 18 meses
Piauí Governo amplia mobilidade entre Teresina e José de Freitas com obras viárias e novo acesso à Meruoca
Piauí Rodovias, Unidade de Segurança e aeródromo marcam investimentos do Governo do Piauí em Barras
Piauí Governo do Estado vai asfaltar 11 ruas estratégicas de Monsenhor Hipólito com investimento superior a R$ 2,1 milhões Mín. 21° Máx. 36°