
Uma pesquisa iniciada nesta sexta-feira (13) em terminais de embarque e desembarque de passageiros de São Luís, vai traçar um panorama da demanda turística no Maranhão durante o período de carnaval. Promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), o levantamento também será realizado nos dias 14 e 18 de fevereiro.
A coleta de dados está sendo realizada em locais de grande fluxo turístico, como o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, Terminal da Ponta da Espera e Rodoviária de São Luís. A pesquisa tem como finalidade levantar informações estratégicas sobre o perfil dos visitantes que estiveram na capital maranhense durante o período carnavalesco.
Entre os principais indicadores analisados estão a origem dos turistas, faixa etária, motivação da viagem, meios de hospedagem utilizados, tempo médio de permanência e gasto turístico, além do nível de satisfação com o destino durante o Carnaval.
“O governador Carlos Brandão segue fortalecendo a economia atrelada ao grandioso evento que é o Carnaval do Maranhão. O setor do turismo celebra os investimentos na festividade, que fez do Maranhão rota para foliões de outros estados e até de outros países. A pesquisa de demanda turística é fundamental para que o Maranhão avance com ações cada vez mais alinhadas às reais necessidades do visitante”, ressalta a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Satisfação e perfil do turista
A metodologia de abordagem direta aos visitantes permite obter dados mais confiáveis sobre a movimentação turística e a experiência vivenciada no destino. “Ao ouvir quem escolhe São Luís durante o Carnaval, conseguimos aprimorar a organização dos eventos, fortalecer os serviços turísticos e tornar o destino mais estruturado, competitivo e acolhedor”, explica Socorro Araújo.
Os resultados da pesquisa servirão como base para o planejamento de políticas públicas, apoio às decisões da Setur-MA e do trade turístico, bem como para a melhoria da infraestrutura, dos serviços e da organização de futuros eventos.
Os entrevistados podem participar da entrevista de forma anônima e a meta do Obstur-MA e sondar a avaliação dos visitantes sobre tópicos relacionados ao Carnaval e sobre a experiência de visitar o Maranhão no período, como detalha o coordenador do Observatório, Igor Almeida.
“Os resultados nos darão um panorama sobre quem veio para o Maranhão, quem veio aqui para São Luís nesse período de Carnaval. Qual a avaliação que essas pessoas têm em relação aos atrativos e serviços turísticos, como também em relação à programação do carnaval, as atrações locais, as atrações nacionais, a hospedagem no hotel, o artesanato, os museus, os centros de atendimento ao turista, entre outras coisas”.
A previsão do Obstur-MA é que o resultado da pesquisa seja divulgado até o final do mês de fevereiro. Assim que concluída, os dados da pesquisa estarão disponíveis no site do Observatório ([url=https://observatorio.turismo.ma.gov.br/]https://observatorio.turismo.ma.gov.br/[/url]).
Geral Especialistas alertam sobre cuidados para um carnaval seguro
Piauí Mais de 123 mil atendimentos e 16 mil equipamentos entregues marcam avanço da inclusão no Piauí
Duplo homicídio Duplo homicídio é registrado em Miguel Alves Mín. 22° Máx. 38°