
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) deu início, neste fim de semana, ao primeiro treinamento de brigadas de incêndio florestal de 2026, reforçando a preparação do estado para a temporada de queimadas. A capacitação ocorreu no município de Barras e formou 48 novos brigadistas, entre eles seis mulheres, oriundos das cidades de Barras, Boa Hora, Morro do Chapéu e Joca Marques.
O treinamento é voltado para novas brigadas e tem como foco preparar os participantes para a prevenção e o combate aos incêndios florestais, com aulas teóricas e práticas. A iniciativa é coordenada pela Semarh, em parceria com o Batalhão Aéreo da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí e as prefeituras municipais envolvidas.

De acordo com o coordenador de treinamento de brigadas da Semarh, Shandalye Araújo, a ação marca o início de um calendário estratégico para 2026. “Esse primeiro treinamento do ano já nos coloca em estado de prontidão. Estamos capacitando brigadistas para atuar de forma técnica, rápida e integrada, o que é fundamental para reduzir os danos ambientais e proteger as comunidades durante o período de queimadas”, destacou.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo, ressaltou que o investimento em capacitação é uma das principais estratégias do Governo do Estado. “O Piauí tem avançado muito na formação de brigadistas. Treinar pessoas nos municípios é fortalecer a resposta local aos incêndios, garantindo mais segurança para o meio ambiente e para a população”, afirmou o gestor.

O trabalho contínuo já apresenta resultados expressivos. Em 2025, o Piauí bateu recorde na formação de brigadistas, com 1.333 novos profissionais treinados. Atualmente, o estado conta com 2.133 brigadistas capacitados, distribuídos em 143 municípios, formando uma das maiores redes de combate a incêndios florestais da região.
Com o início dos treinamentos de 2026, o estado reforça seu compromisso com a prevenção, a proteção ambiental e o enfrentamento aos impactos das queimadas, apostando na capacitação e na integração entre instituições como pilares dessa estratégia.

Piauí Segurança de barragens no Piauí avança com mais fiscalização e transparência, aponta relatório da Semarh
Fortes Chuvas Fortes chuvas provocam alagamentos em Teresina
Piauí Semarh abre inscrições do ICMS Ecológico 2026 com expectativa de participação dos 224 municípios piauienses
Piauí Semarh abre inscrições do Selo ICMS Ecológico 2026 e realiza evento preparatório na quinta (5)
Piauí Semarh reúne gestores estaduais para fortalecer política de redução do desmatamento e da degradação florestal
Chuva Fortes chuvas provocam transtornos em cidades do Piauí
Piauí Com mais de 190 procedimentos em janeiro, Castramóvel inicia nova etapa em São Julião e amplia atendimento gratuito no Piauí
Piauí Castramóvel encerra janeiro com mais de 190 procedimentos, inicia nova etapa em São Julião e amplia atendimento gratuito no Piauí
Tremor Tremor de baixa magnitude é registrado na zona rural de Castelo do Piauí Mín. 21° Máx. 26°