
O governador Rafael Fonteles participou, neste sábado (24), da programação oficial em comemoração aos 203 anos da Adesão do Piauí à Independência do Brasil, na cidade de Oeiras, primeira capital do estado e palco de um dos episódios mais simbólicos da história piauiense.
A agenda iniciou às 8h, com honras militares e a aposição de corbelha de flores no busto de Manoel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba, no Paço Municipal. Em seguida, o governador participou de uma missa em ação de graças na Catedral de Nossa Senhora da Vitória e de um culto em ação de graças na Igreja Assembleia de Deus, reunindo autoridades civis, militares e a população.

A celebração relembra o dia 24 de janeiro de 1823, quando o Piauí aderiu oficialmente à Independência do Brasil, tornando-se o último estado do Nordeste a romper com o domínio português. O episódio foi consolidado com a resistência das tropas piauienses e a posterior Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, considerada um dos marcos da luta pela emancipação política do país na região.
Para o Governo do Estado, a data representa não apenas um momento de reverência à história, mas também de valorização da identidade e da memória do povo piauiense. A escolha de Oeiras como sede das comemorações reforça o simbolismo da cidade como berço político e administrativo do Piauí e guardiã dos principais registros do período da independência no estado.

Rafael Fonteles destaca a importância de manter viva a história da adesão do Piauí à Independência do Brasil. “Essa data histórica celebra Oeiras reverencia nossa história. Ontem (23), inauguramos mais uma etapa do Complexo Histórico do Major Selemérico, com um Museu Histórico aqui de Oeiras, que conta toda essa história para a sociedade. Vamos homenagear também hoje os heróis e heroínas do presente com a Medalha do Mérito Renascença, resgatando esse orgulho, enfatizando a bravura de homens e mulheres que foram fundamentais para garantir a independência não apenas do Piauí, mas do Brasil”, disse o governador.

Geral Cláudio Castro exonera presidente da Rioprovidência
Geral Prêmio de R$ 63 milhões da Mega-Sena será sorteado neste sábado
Piauí Energia solar: entenda como funciona isenção de ICMS e cobrança pelo uso da rede elétrica Mín. 24° Máx. 33°