
Chuvas intensas voltam a gerar alertas em diversas regiões do país para esta sexta-feira (16). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém cinco alertas para hoje, indicando chuvas de risco moderado e elevado. As regiões críticas estão na Amazônia, nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia, com alerta válido para esta sexta. O mesmo vale para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Na região norte são esperadas chuvas entre 30 a 60 milímetros por hora, com acumulados entre 50 e 100 mm/dia. Também há possibilidade de ventos intensos, entre 60 e 100 km/h, condições que levam ao risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Há também destaque para o risco de raios. A região tem influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), com previsão de acumulados acima dos 150mm entre 12 e 19/01 no oeste do Amapá, oeste do Amazonas e sul do Pará.
A região também tem alerta - emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) - indicando condição moderada para "a possibilidade de inundação gradual de áreas ribeirinhas devido ao extravasamento de rios e igarapés nas regiões geográficas intermediárias de Rio Branco, Cruzeiro do Sul (AC) e Tefé (AM), devido à propagação das ondas de cheia e rios secundários".
No Sul, todo o estado do Rio Grande do Sul e as regiões sul e oeste de Santa Catarina têm alerta severo para hoje com ocorrência de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, além de possibilidade de ventos intensos, entre 60 e 100 km/h e queda de granizo.
A Defesa Civil gaúcha mantém todo o estado sob alerta para tempestades desde ontem à noite, com destaque para risco de destelhamento em áreas do interior do estado, sobretudo, na região nordeste do estado.
No Sudeste, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro têm alerta para condições moderadas de enxurradas, extravasamento de córregos e alagamentos, além de movimento de massa (desabamentos e escorregamentos) nas regiões de Pouso Alegre (MG), São Paulo, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos (SP) e Rio de Janeiro, segundo o Cemaden.
Violência Cliente esfaqueia gerente de loja de telefonia após se irritar com cobranças da operadora, em Pernambuco
Infraestrutura Aeroporto de Fortaleza (CE) é notificado pelo Procon por retirar cadeiras da área de desembarque
Buscas Cães farejadores confirmam passagem de crianças desaparecidas por casa abandonada em Bacabal, no Maranhão
Governo Com gestão municipalista, Carlos Brandão alcança marca de 176 prefeitos recebidos no Palácio dos Leões
Piauí Programa Momento Ouvidoria chega a 100 edições com foco na cidadania e na participação social
Piauí Fiscalização volante na divisa entre Piauí e Maranhão reforça combate à peste suína clássica Mín. 22° Máx. 35°