
A Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) encerrou o ano de 2025 com resultados expressivos alcançados pela Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos Administrativos (Cemapi), que vem se consolidando como um importante instrumento de diálogo e solução consensual de demandas no âmbito da Administração Pública estadual.
Ao longo do ano, a Cemapi realizou 40 sessões de mediação e conciliação, resultando na celebração de 35 acordos, o que representa um índice de resolutividade de aproximadamente 88%. As soluções abrangeram temas como regularização fundiária, ressarcimento ao erário, demandas envolvendo servidores públicos, reintegração de posse e questões contratuais, somando quase R$ 8 milhões em acordos firmados.

Entre os destaques de 2025 estão os acordos relacionados à ocupação de áreas públicas próximas ao Porto de Luís Correia, envolvendo a Companhia de Terminais Alfandegados (Porto Piauí) e a Secretaria da Administração, evidenciando o potencial da mediação administrativa na solução de conflitos complexos e sensíveis.
Para o procurador-geral do Estado, Francisco Gomes Pierot Júnior, os resultados consolidados demonstram a credibilidade da Cemapi e a confiança na via consensual.
“O fortalecimento da mediação administrativa representa um novo modelo de administração pública, com impactos positivos na eficiência da gestão e na relação entre o Estado e os cidadãos”, destaca o procurador-geral.

Piauí Governo sanciona lei que proíbe uso de dinheiro público para contratar condenados por violência doméstica
Piauí Governador sanciona lei que proíbe uso de dinheiro público para contratar condenados por violência doméstica no Piauí
Piauí Câmara de Resolução de Conflitos da PGE-PI registra alto número de acordos e fortalece consensualidade no Estado Mín. 24° Máx. 37°