
A Secretaria da Irrigação e Infraestrutura Hídrica (Sefir) encerra o ano de 2025 com resultados expressivos no enfrentamento à seca e no incentivo ao desenvolvimento da agricultura familiar no Piauí. Ao longo do ano, a pasta ampliou significativamente as ações estruturantes voltadas para garantir acesso à água nas comunidades rurais e fortalecer a produção agrícola em diversas regiões do Estado.
No combate aos efeitos da estiagem, a Sefir executou mais de R$ 61 milhões em obras de infraestrutura hídrica, contemplando a implantação de sistemas de abastecimento de água e a perfuração de poços tubulares. As ações alcançaram 34 municípios piauienses, beneficiando milhares de famílias que vivem na zona rural e que passaram a contar com uma oferta de água mais regular e segura.

Segundo o secretário da Sefir, Firmino Paulo, o trabalho realizado ao longo do ano reflete o compromisso do Governo do Estado com as populações mais vulneráveis aos efeitos da seca.
“Houve um grande empenho da Sefir para avançar nas obras hídricas e facilitar o acesso à água, principalmente nas regiões mais afetadas pela estiagem, como o semiárido. Esse foi um pedido muito enfatizado pelo governador Rafael Fonteles desde o início do ano, e que realizamos em conjunto com diversos órgãos estaduais, todos unidos nesse propósito de garantir dignidade e melhores condições de vida para as famílias do campo”, destacou o gestor.

Incentivo à agricultura familiar
Além das ações de abastecimento, a Sefir também fortaleceu a agricultura familiar, estimulando a irrigação de pequenas áreas produtivas. Em 2025, foram entregues 1.219 kits de irrigação em 48 municípios, totalizando R$ 7.894.392,88 na aquisição dos equipamentos, que são voltados para ampliar a capacidade produtiva das famílias agricultoras.
O secretário Firmino Paulo destaca que os kits são fundamentais para elevar a produtividade no campo.
“A distribuição dos kits de irrigação tem transformado a rotina de muitos agricultores, permitindo uma produção mais eficiente, com menos esforço e maior segurança hídrica. É uma ação que impacta diretamente na renda das famílias e fortalece a agricultura familiar, que é uma das bases da economia rural do nosso Estado”, disse.
O gestor também ressaltou o apoio da Sefir aos eventos agropecuários que movimentaram o setor ao longo do ano.
“Apoiamos diversas iniciativas importantes, como a 4ª edição da Bom Jesus Agrotecshow, a EXPOAG de Alvorada do Gurguéia e as Feiras da Agricultura Irrigada realizadas em vários municípios. Esses eventos são essenciais para difundir tecnologias, fomentar negócios e valorizar o trabalho do produtor rural”, completou Firmino Paulo.
Entre os beneficiados com os kits de irrigação está o agricultor Josivaldo Paulo, de 57 anos, morador de Brejo do Piauí, que relata mudança na rotina após receber o equipamento.
“Antes de receber o kit de irrigação era muito ruim. Tinha que molhar tudo só no patinho e era uma dificuldade enorme. Agora facilitou muito, porque tanto faz eu querer usar o patinho, como também só chegar e ligar a bomba e ficar sentado, que ele molha os canteiros e tudo que tiver próximo. Fica tudo molhado e facilita a produção”, conta.
Com investimentos robustos, ampliação das ações estruturantes e incentivo direto ao produtor rural, a Sefir encerra 2025 reafirmando o compromisso do Governo do Piauí com o desenvolvimento sustentável, a segurança hídrica e a melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem no campo.

Piauí OGE-PI amplia rede, bate recorde de manifestações e alcança tempo de resposta mais rápido em 2025
Piauí Programa do Governo do Estado promove a formação de lideranças populares no Piauí
Geral Hoje é Dia: acordo ortográfico e São Silvestre são destaques
Governo Retrospectiva 2025: Governo fortalece políticas públicas e amplia ações em esporte e juventude com Maranhão Acolhedor e Transporte Universitário
Piauí Rafael Fonteles inaugura pavimentação da PI-248 e fortalece mobilidade entre Socorro do Piauí e Pedro Laurentino
Geral Fogos de artifícios com estampido são risco para animais e pessoas Mín. 23° Máx. 34°