
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), alcançou 81,81% de cobertura da vacinação antirrábica animal em 2025, superando a meta mínima de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde. O resultado consolida um avanço importante na política estadual de proteção integrada à saúde animal e humana, dentro da Estratégia Uma Só Saúde, abordagem integrada que reconhece a interdependência entre a saúde humana, animal, vegetal e ambiental para lidar com desafios globais.
“Alcançar e superar a meta nacional de vacinação antirrábica em 2025 demonstra a capacidade de articulação do Governo do Maranhão e o compromisso do governador Carlos Brandão com políticas públicas que geram impacto real na vida das pessoas. Esse resultado é fruto do trabalho integrado entre Estado, municípios e profissionais de saúde, que fortalece a vigilância em saúde, protege nossos animais e previne uma doença grave e letal para a população humana. Seguiremos investindo em planejamento, apoio técnico e ações contínuas para avançarmos ainda mais”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
O desempenho é resultado da execução da Campanha Estadual de Vacinação Antirrábica Animal 2025, desenvolvida a partir do tema “Cuidar de Todos é Cuidar da Saúde Animal — Uma Só Saúde, Um Só Cuidado”. A estratégia envolveu planejamento antecipado, alinhamento entre Estado e municípios, além do fortalecimento da comunicação social e da adoção de ações territoriais diferenciadas, o que permitiu ampliar o acesso à vacinação em áreas urbanas, rurais e periurbanas.
A campanha foi realizada nos 217 municípios maranhenses, com atuação integrada das equipes municipais de vigilância em saúde, atenção primária e controle de zoonoses, apoiadas pelas 18 Regionais de Saúde e pela Região Metropolitana. Do total de municípios, 162 atingiram a meta mínima de 80% de cobertura, enquanto 55 ficaram abaixo do índice recomendado.
Regionais em destaque
Entre as regionais com melhor desempenho estão Itapecuru, São João dos Patos e Chapadinha, todas com cobertura superior a 97%, seguidas por Pedreiras, Codó, Balsas, Caxias e Viana, que ultrapassaram 92% de cobertura vacinal. O resultado reflete a efetividade das estratégias adotadas ao longo da campanha, que incluíram vacinação em postos fixos e móveis, ações casa a casa, mutirões em áreas rurais e periurbanas, atividades educativas no Dia D, capacitações técnicas e mobilização social.
De acordo com a coordenadora de Vigilância de Zoonoses da SES, Monique Maia, o alcance da meta representa um marco para o estado. “Esse resultado é fruto de um trabalho planejado e integrado entre Estado, municípios e profissionais de saúde. O Maranhão vinha de um histórico recente de coberturas abaixo do recomendado, e alcançar a meta reafirma nosso compromisso com a proteção da saúde animal e humana e com a manutenção da certificação da eliminação da raiva humana transmitida por cães no Brasil”, destacou.
O avanço na cobertura vacinal amplia a proteção de cães e gatos contra a raiva, reduz a circulação do vírus e o risco de transmissão para humanos, além de fortalecer a vigilância epidemiológica e a saúde coletiva. No cenário nacional, o desempenho do Maranhão contribui diretamente para a manutenção da certificação da eliminação da raiva humana transmitida por cães no Brasil, que deverá ser novamente submetida à OPAS/OMS em 2026.
Geral Brasil tem cerca de 30 milhões de animais domésticos abandonados
Piauí Com forte adesão municipal, Pactos pelo Piauí registra 799 acordos ao longo de 2025
Clima Fim de semana terá calor e risco de temporais em várias regiões do país
Velório Corpo de mulher atropelada e arrastada na Marginal Tietê é velado e sepultado sob aplausos nesta sexta em SP
Piauí Viaduto da Miguel Rosa será interditado neste domingo (28) para serviço de manutenção
Falecimento Jovem tem dores no peito e morre na garagem de condomínio ao tentar sair para hospital em SC
Infraestrutura Viaduto da Avenida Miguel Rosa, em Teresina, será interditado neste domingo (28) para nova manutenção
Tragédia Parede de obra desaba sobre casa e mata idosa durante celebração de Natal em Caxias (MA)
Piauí Com investimento de R$ 15 milhões, Governo do Piauí garante mais de 100 novas moradias na Serra do Inácio, no semiárido piauiense Mín. 24° Máx. 36°