
A última rodada do Campeonato Brasileiro Série B de 2025 foi marcada por uma montanha-russa de emoções, definindo o campeão e os três clubes que subiriam para a elite. O Coritiba confirmou o favoritismo e o título, mas a grande festa foi do Remo, que venceu de virada e, no Mangueirão lotado, encerrou um jejum de 31 anos fora da Série A. Athletico-PR e Chapecoense também cumpriram suas missões e garantiram suas vagas no G4. Na parte de baixo da tabela, a Ferroviária não resistiu e foi o último time a ser rebaixado para a Série C de 2026.
O Coritiba, que já havia garantido o acesso de forma antecipada, coroou sua campanha com a vitória por 2 a 1 sobre o rebaixado Amazonas e confirmou o título da Série B de 2025, o seu terceiro na história da competição.

Foto: Reprodução/CFC
As três vagas restantes para a Série A de 2026 foram definidas em jogos eletrizantes:
- 1º Coritiba (68 pontos) - Campeão e Acesso!
- 2º Athletico-PR (65 pontos) - Acesso!
- 3º Chapecoense (62 pontos) - Acesso!
- 4º Remo (62 pontos) - Acesso!
O Furacão confirmou sua volta à elite com uma vitória magra sobre o América-MG por 1 a 0, garantindo o vice-campeonato e um retorno rápido à Série A. O clube que começou mal a Série B, conseguiu uma ótima recuperação no campeonato e consegue o retorno, após ter caído no ano em que completou 100 anos de existência.

Foto: Reprodução/ACF
A Chapecoense também assegurou sua vaga ao vencer o Atlético-GO por 1 a 0 em casa, voltando à primeira divisão após três temporadas. A festa ao apito final rendeu uma invasão de campo com a comemoração dos torcedores. Sua última participação foi em 2021, na qual rendeu a pior campanha de um clube na Série A no formato de pontos corridos.

Foto: Reprodução/REM
No confronto mais dramático, o Remo venceu o Goiás de virada por 3 a 1 no Mangueirão, garantindo a última vaga para a Série A e encerrando um jejum de 31 anos fora da elite do futebol brasileiro. Uma festa tomou de conta do estádio também com invasão de campo pelos torcedores. O resultado tirou Goiás e Criciúma (que perdeu para o Cuiabá) do G4 na reta final.
Na questão de rebaixamento, a Ferroviária foi a última a cair. A rodada selou o último rebaixamento para a Série C de 2026. A locomotiva perdeu para o Operário-PR por 2 a 1 e, com 40 pontos, se juntou aos clubes que já estavam rebaixados:

Foto: Reprodução/AFE
- 17º Ferroviária (40 pontos)
- 18º Amazonas (36 pontos)
- 19º Volta Redonda (36 pontos)
- 20º Paysandu (28 pontos)
Os times que conseguiram escapar do rebaixamento na rodada final foram o Athletic-MG, que venceu o Paysandu, e o Botafogo-SP, que empatou com o Avaí.
Sulamericana 2025 Atlético/MG passa vexame, perde nos pênaltis para o Lanús e amarga o terceiro vice em um intervalo de 1 ano.
Brasileirão 2025 34° rodada é marcada por tropeços dos líderes na corrida pelo título nacional
Copa do Mundo Definidas 42 seleções das 48 para o torneio mundial na América do Norte em 2026
Mín. 23° Máx. 39°