Quarta, 19 de Novembro de 2025
27°

Tempo nublado

Teresina, PI

Esportes Copa do Mundo

Definidas 42 seleções das 48 para o torneio mundial na América do Norte em 2026

Faltam as definições de 4 seleções dos play-offs da zona europeia e de mais 2 que virão da repescagem intercontinental.

19/11/2025 às 08h48 Atualizada em 19/11/2025 às 09h16
Por: Emanuel Lucas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/FIFA
Foto: Reprodução/FIFA

O caminho para a maior Copa do Mundo da história está chegando ao fim. Com o encerramento da Data FIFA de novembro de 2025, o cenário para o Mundial que será sediado por Estados Unidos, México e Canadá já tem a grande maioria de seus protagonistas definidos. Pela primeira vez com 48 seleções, o torneio promete ser um festival global de culturas e estilos de futebol. Confira abaixo o panorama atualizado de quem já está dentro e quem ainda vai suar a camisa na repescagem.

 

Anfitriões e classificados via Eliminatórias Centro-Norte Americanas (CONCACAF)

Como manda a tradição (e a regra), os donos da casa já estavam garantidos desde o início. Mas eles não estarão sozinhos representando a América do Norte e Central.

- Estados Unidos, México e Canadá

Via Eliminatórias: 

- Panamá, Haiti e Curaçao (Estreante).

Além dos sedes, Panamá, Haiti e Curaçao garantiram vagas diretas, celebrando classificações históricas e confirmando a força emergente do Caribe e América Central. Suriname e Jamaica se classificaram para a repescagem intercontinental.

Eliminatórias Sulamericanas (CONMEBOL)

As Eliminatórias Sul-Americanas, conhecidas como as mais difíceis do mundo, chegaram ao fim definindo seus 6 representantes diretos. O Brasil, após uma campanha de recuperação, confirmou sua presença (mantendo a escrita de ser o único a jogar todas as Copas).

- Argentina (atual campeã), Brasil (segue como a única a ter ido a todas as Copas desde 1930), Uruguai, Colômbia, Equador e Paraguai.

A Bolívia terminou em 7º lugar e disputará a Repescagem Mundial em março de 2026, tentando voltar à Copa pela primeira vez desde 1994.

Eliminatórias Africanas (CAF)

Com o aumento de vagas, a África enviará um contingente recorde de 9 seleções diretas, permitindo o retorno de gigantes e a estreia de surpresas.

- Marrocos (Semifinalista em 2022), Cabo Verde (Estreante), Senegal, Egito, Costa do Marfim, Argélia, Tunísia, Gana e África do Sul.

A República Democrática do Congo venceu o playoff interno africano e vai brigar por uma vaga extra na repescagem mundial.

Eliminatórias Asiáticas (AFC)

O futebol asiático vive um momento de expansão e terá 8 representantes diretos. Destaque para as estreias e a consolidação das potências.

- Japão, Coreia do Sul, Irã, Austrália, Arábia Saudita, Catar (Primeira classificação de Copa via eliminatórias), Uzbequistão (Estreante) e Jordânia (Estreante).

O Iraque garantiu a vaga do continente para tentar a sorte no torneio de repescagem mundial.

Eliminatórias Oceânicas (OFC)

Pela primeira vez na história, a Oceania tem uma vaga direta garantida, sem precisar passar pelo sufoco da repescagem.

- Nova Zelândia

A surpreendente Nova Caledônia vai representar o continente na repescagem mundial.

Eliminatórias Europeias (UEFA)

O Velho Continente finalizou sua fase de grupos. As 12 seleções campeãs de suas chaves já podem reservar seus lugares para a Copa.

- Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica, Noruega, Croácia, Áustria, Suíça e Escócia.

As 4 vagas restantes da Europa serão decididas em um mata-mata (playoff) cruel em março de 2026. Seleções tradicionais que tropeçaram terão uma última chance. Dentre os classificados para o mata-mata europeu estão: República Tcheca, Albânia, Irlanda do Norte, Irlanda, Ucrânia, Suécia, Romênia, Eslováquia, Polônia, Dinamarca, Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Turquia, País de Gales, Macedônia do Norte e Itália.

Agora, restam apenas os detalhes finais para a festa começar:

- Sorteio da Repescagem Mundial: Acontecerá em 20 de novembro de 2025. Este torneio definirá as 2 últimas vagas para a Copa;

- Sorteio dos Grupos: No dia 5 de dezembro de 2025, conheceremos os grupos e os caminhos de cada seleção rumo ao título;

- Repescagem Europeia: A disputa entre 16 seleções em mata-mata para definir os últimos 4 classificados da zona;

- Repescagem Intercontinental: Em março de 2026, seis seleções (Bolívia, RD Congo, Iraque, Nova Caledônia, Jamaica e Suriname) disputarão as duas últimas vagas em jogos únicos.

A Copa do Mundo de 2026 promete ser gigantesca não apenas no tamanho, mas nas emoções. Com o Brasil garantido e a taça em jogo, a contagem regressiva já começou!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias