
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 é: "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
A informação foi divulgada neste domingo (9) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, pela rede social X.
Além da prova de redação, os candidatos inscritos no Enem fazem na tarde de hoje as questões de linguagens e códigos e de ciências humanas. A prova começou às 13h30 e o termina às 19h (horário de Brasília).
A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.
Os participantes terão que escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo da formação.
O tema da redação será de ordem social, científica, cultural ou política.
O projeto de texto, com informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, deverá defender um ponto de vista - uma opinião a respeito do tema proposto -, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência.
o candidato também deverá elaborar uma proposta de intervenção social (solução) para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos. Propostas que desrespeitem os direitos humanos receberão nota zero. Constituem desrespeito aos direitos humanos propostas que, por exemplo, incitem as pessoas à violência ou tenham referências racistas.
Somente serão corrigidas as redações transcritas para a folha de redação oficial da prova do Enem.
Cada redação será corrigida por dois corretores, com graduação em letras ou linguística, de forma independente, sem que uma conheça a nota atribuída pela outra.
Os corretores atribuirão uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências. A soma desses pontos compõe a nota total atribuída por avaliador, que pode chegar a 1 mil pontos. A nota final do participante será a média aritmética entre as notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
Entre os critérios previstos no edital do Enem 2024 que resultam na nota zero na redação, estão:
Piauí Novo polo do Piauí Instituto de Tecnologia amplia vagas para cursos em Teresina
Piauí Mais oportunidades: Polo do PIT expande oferta de cursos de tecnologia no Piauí
Piauí Estudantes da rede pública estadual recebem primeira habilitação pelo Programa CNH Social em Teresina
Piauí ‘Do Piauí para o Mundo’: Intercâmbio conecta 130 estudantes e 26 professores da rede estadual com experiências internacionais
Piauí Formação de brinquedistas na Uespi fortalece políticas públicas para primeira infância no Piauí
Piauí Piauí acelera a alfabetização em 2025 e amplia oportunidades para todas as idades
Piauí Governador inaugura Escola de Tecnologia em Teresina que vai beneficiar quase 3 mil estudantes com cursos na área digital
Inclusão Escolas de Teresina devem substituir sinais sonoros para proteger alunos autistas a partir de 2026
Ensino Superior Inscrições para o Sisu 2026 começam em 19 de janeiro, confira o cronograma Mín. 25° Máx. 36°