Quem não se lembra da música clássica de Sandy & Júnior nos anos 90? O hit “Maria Chiquinha” popularizou o nome de uma fruta que, apesar de nativa da Índia e introduzida no Brasil no século XIX, tem se tornado cada vez mais conhecida pelos seus benefícios à saúde: o jamelão.
De cor roxa intensa, a fruta está sendo reconhecida pela comunidade científica como um alimento funcional poderoso, especialmente no combate ao diabetes e na promoção da saúde em geral. Estudos, como os realizados pela Universidade Estadual do Ceará, mostram que o jamelão é rico em vitaminas C e B6, além de minerais como ferro, zinco, potássio e cálcio.
O destaque, porém, vai para sua concentração de compostos bioativos. Antocianinas, flavonoides, taninos e outros polifenóis garantem à fruta um forte efeito antioxidante, ajudando a proteger o organismo contra o estresse oxidativo.
Um dos principais benefícios do jamelão está no controle da glicemia. Pesquisas recentes apontam que extratos da fruta, de suas sementes e folhas podem reduzir os níveis de glicose no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina. O efeito ocorre porque a fruta pode inibir enzimas que transformam carboidratos em açúcares simples, além de estimular a produção de insulina pelas células pancreáticas.
Além disso, o jamelão apresenta propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, podendo atuar contra bactérias e fungos; hepatoprotetoras e gastroprotetoras, auxiliando na saúde do fígado e na proteção da mucosa estomacal.
Apesar dos benefícios, especialistas recomendam cautela no consumo. O uso excessivo pode causar alergias ou desconfortos gastrointestinais. Pessoas com diabetes ou outras condições de saúde devem consultar médicos ou nutricionistas antes de incluir a fruta regularmente na dieta, para evitar riscos ou interações com medicamentos.
Com mais estudos em andamento, a tendência é que o jamelão conquiste espaço no mercado de alimentos funcionais, consolidando-se como um superalimento brasileiro.
Mín. 21° Máx. 39°