Uma falha técnica nos sistemas de GPS dos ônibus de Teresina tem prejudicado o funcionamento do aplicativo Siu Mobile, usado por passageiros para acompanhar em tempo real a localização dos veículos. Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Teresina (SETUT), o problema afeta cerca de 25% da frota e foi identificado na segunda quinzena de agosto.
A falha está relacionada a alterações em componentes dos equipamentos de GPS, que passaram a apresentar erros na contagem de data, impedindo que as informações em tempo real sejam exibidas corretamente no app. O coordenador técnico do SETUT, Vinicius Rufino, explicou que o fenômeno tem alcance global e que o fornecedor já foi acionado para substituir os aparelhos defeituosos.
A previsão é que o sistema seja normalizado até o fim de outubro, após a importação e instalação dos novos componentes. Apesar da instabilidade no aplicativo, o funcionamento dos ônibus segue normalmente. “O usuário poderá não visualizar no aplicativo, mas esse ônibus estará circulando normalmente”, garantiu Rufino.
Mín. 23° Máx. 39°