Sexta, 03 de Outubro de 2025
26°

Tempo limpo

Teresina, PI

Geral Governo

Aberta Campanha Maranhão Rosa de conscientização e prevenção ao câncer de mama

A iniciativa disponibilizará durante todo o mês de outubro ações e serviços voltados à saúde e ao bem-estar da população feminina maranhense.

03/10/2025 às 01h35
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

Para conscientizar e prevenir o aparecimento de casos de câncer de mama, foi lançada nesta quinta-feira (2), em São Luís, a Campanha Maranhão Rosa. A iniciativa disponibilizará durante todo o mês de outubro ações e serviços voltados à saúde e ao bem-estar da população feminina maranhense. A solenidade de lançamento da campanha foi realizada no Palácio dos Leões e contou com a presença do governador Carlos Brandão e da primeira-dama do Maranhão, Larissa Brandão, que lidera o projeto.

A programação de abertura contou com show da cantora Bruna Lussaray, apresentação do grupo teatral Pão Com Ovo, salão itinerante com corte de cabelo solidário, e rodas de conversas com médicas e mulheres que enfrentaram o tratamento contra o câncer de mama. Executada em parceria pelas secretarias de Estado da Mulher (Semu), da Saúde (SES) e de Governo (Segov), a Campanha Maranhão Rosa irá oferecer atendimentos da Carreta da Mulher, em São Luís e em vários municípios maranhenses  durante o mês inteiro. 

Dois veículos levarão diversos serviços médicos e outros atendimentos para o público feminino. A Carreta da Mulher presta atendimento a qualquer mulher a partir de 18 anos, bastando apresentar comprovante de residência, cartão SUS e RG, ou qualquer documento de identificação oficial com foto.

“As chamadas para este mês do Outubro Rosa são essenciais para que nós possamos reforçar todas as políticas públicas que o governo tem feito nos últimos anos. Assegurar a independência financeira, a autonomia e a participação feminina na construção de um Estado cada vez mais justo, digno e próspero é o papel maior deste governo e nós estamos todas engajadas nisso”, frisou a primeira-dama Larissa Brandão.

O governador Carlos Brandão enfatizou os esforços estaduais para ampliar as políticas de proteção e saúde da mulher, entre eles, a implantação de Casas da Mulher Maranhense em várias regiões e os serviços oferecidos pela Carreta da Mulher. “Temos ampliado as Casas da Mulher Maranhense: era uma, agora já são cinco. Temos ampliado o trabalho da Carreta da Mulher, que chega aos lugares mais distantes, onde as pessoas não têm nenhuma esperança de receber um exame preventivo ou um tratamento de câncer. Assim, nasce uma esperança”, destacou Brandão.  

A unidade móvel da Carreta da Mulher oferecerá durante a Campanha Maranhão Rosa serviços, como: mamografia, consulta com ginecologista, consulta com mastologista, ultrassonografia, exame preventivo, triagem, avaliação nutricional, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. 

Diagnóstico precoce
A titular da Semu,  Abigail Cunha, reforçou a importância do diagnóstico precoce para o tratamento de tumores mamários e ampliar as chances de cura da doença. A secretária destacou que a campanha alcançará maranhenses de todas as regiões do Estado. “O Maranhão Rosa não é só uma campanha, mas um chamamento de alerta a todas as mulheres maranhenses, para que elas possam se prevenir. A detecção do câncer de mama de forma precoce salva vidas, e isso é cientificamente comprovado. Esta será uma campanha volante que percorrerá diversos municípios, territórios indígenas, comunidades quilombolas, com duas unidades da Carreta da Mulher”, frisou Abigail Cunha.  

Durante a campanha, a população também terá acesso à educação em saúde (tabagismo e saúde da mulher), atividade física (zumba/caminhada), entre outros serviços. “Preparamos uma vasta programação com toda a atenção e carinho que cada mulher maranhense merece. Quando nós juntamos forças por essa causa, construímos uma sociedade mais consciente, mais solidária, o que nos leva a garantir que cada mulher possa ser mais respeitada, valorizada e apoiada em sua jornada de autocuidado”, sublinhou a primeira-dama Larissa Brandão.  

Medidas preventivas e autoexame
A Campanha Maranhão Rosa foi estabelecida por meio de lei aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Carlos Brandão, em dezembro do ano passado. A lei garantiu a instituição permanente da campanha de conscientização sobre o câncer de mama e outras doenças relacionadas à saúde da mulher.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a prevenção do câncer de mama baseia-se na redução da exposição aos fatores de risco modificáveis e na promoção de fatores de proteção. Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis, mas fatores como excesso de peso corporal, inatividade física, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal, são passíveis de mudança. A alimentação, atividade física e gordura corporal adequada também possibilitam redução no risco de desenvolvimento do câncer de mama. 

“Temos que fortalecer a prevenção, mas temos também que abrir os olhos para a importância do cuidado integral das mulheres que têm o diagnóstico do câncer de mama e do seu cuidado também após o diagnóstico e tratamento”, ressaltou a médica oncologista Rachel Cossetti, uma das palestrantes do evento. 

Outra prática aconselhada pelos médicos é o autoexame. O autoexame de mama pode ser feito uma vez por mês, todos os meses, entre o 3º e o 5º dia depois da menstruação. Esse exame permite à mulher conhecer a anatomia dos próprios seios, a forma e a aparência normal das mamas, e a identificar possíveis alterações na forma, cor, tamanho e textura, assim como a presença de caroços na mama.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias