Nesta quinta-feira (2), grande parte do Brasil enfrenta sol forte, calor intenso e baixa umidade, reflexo da onda de calor que atinge o país. As temperaturas devem se manter elevadas, principalmente no período da tarde, exigindo cuidados extras com hidratação e exposição ao sol nas áreas mais centrais.
O calor mais forte será sentido no Centro-Oeste. No norte de Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso e em Goiás, os termômetros podem chegar a 39°C, com umidade relativa do ar em níveis críticos.
Nesta quarta-feira (1/10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta vermelho de “grande perigo” para umidade abaixo de 12%. Caso a condição continue, a previsão é de renovação do alerta.
No Norte, estados como Amazonas, Pará e Rondônia terão máximas acima dos 35°C, enquanto Palmas deve registrar 40°C. A umidade seguirá baixa, especialmente à tarde, e mesmo à noite o calor não dará trégua.
No Sudeste, a manhã começa com névoa em pontos de São Paulo e no Vale do Paraíba, mas o céu abre ao longo do dia. Não há previsão de chuva. No interior paulista, em Minas Gerais e no norte do Rio de Janeiro, as máximas ficam entre 34°C e 36°C. Já regiões serranas, como a Zona da Mata mineira e o sul de Minas, terão noites um pouco mais frescas.
O Nordeste terá calor intenso no interior, com temperaturas acima de 36°C. Nas capitais litorâneas, entre Maceió e João Pessoa, há previsão de chuvas fortes, com volumes que podem chegar a 50 milímetros.
No Sul, a umidade traz pancadas de chuva localizadas em Santa Catarina e no norte do Paraná. Ainda assim, as temperaturas sobem no interior do Paraná e no oeste catarinense, com máximas próximas de 30°C.
(Foto: Reprodução/Inmet)
Mín. 22° Máx. 40°