Sábado, 23 de Novembro de 2024
28°

Tempo limpo

Teresina, PI

Meio Ambiente Ceará

Nesta segunda (22), tem live sobre “Frutas da Mata Atlântica”, na Semana da Biodiversidade 2023

Como parte da programação da Semana da Mata Atlântica e da Biodiversidade 2023, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), em parceri...

20/05/2023 às 11h45
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Como parte da programação da Semana da Mata Atlântica e da Biodiversidade 2023, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), transmitirá, no dia 22/05, às 10h, em suaplataforma do YouTube, a palestra intitulada “Frutas da Mata Atlântica Cearense – Floresta Ombrófila: Por que preservá-la?”, ministrada pelo Prof. Dr. Eliseu Lucena.

Prof. Dr. Eliseu Marlônio Pereira de Lucena, da Universidade Estadual do Ceará, pertence aos quadros do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais/CCT, Curso de Ciências Biológicas/CCS, Laboratório de Ecofisiologia Vegetal e Herbário do Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha.

O Bioma Mata Atlântica possui uma das floras mais ricas do mundo, distribuindo-se ao longo de 17 estados brasileiros (PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, ES, MG, RJ, SP, GO, PR, MS, SC e RS), totalizando aproximadamente uma área de 1.300.000 km2 . As frutas da Mata Atlântica cearense têm ganhado espaço no mercado em função da sua importância alimentar. Atualmente, podemos caracterizar 34 frutas quanto ao seu nome científico, o nome vulgar, os domínios fitogeográficos, a família, a origem, o endemismo, a forma de vida, a folha, a flor, o fruto, a semente e os seus usos.

Serão fornecidos certificados de participação,bastando o interessado preencher o formulário.

Mata Atlântica: por que preservar?

A preservação da Mata Atlântica é importante porque são inúmeras as possibilidades de usos sustentáveis de suas fruteiras para a população adjacente, objetivando uma alimentação saudável, uma medicina preventiva, a melhoria de qualidade de vida e o desenvolvimento socioeconômico das suas comunidades.

Com o desmatamento da Mata Atlântica há o risco de muitas espécies vegetais serem extintas, das quais muitas ainda não conhecidas e algumas pouco conhecidas, pois a maioria delas não consta em bancos de germoplasma, existindo apenas em seus ambientes naturais.

A supressão da vegetação causa fome à fauna, promove erosão ao solo e seca as nascentes, portanto, traz desequilíbrio ao ambiente, podendo levar a extinção de animais, que por sua vez irá prejudicar a polinização, a frutificação e a dispersão das sementes da flora remanescente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias