Teve início, nesta quarta-feira (17), a IX Semana de Segurança do Paciente do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina. Com o tema “Cuidado Seguro: da infância à senescência”, o evento segue até sexta-feira (19) e reúne profissionais da saúde, gestores e público em geral para discutir práticas que garantam mais segurança e qualidade na assistência hospitalar.
A programação é promovida pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente e faz parte das ações da Organização Mundial da Saúde (OMS) voltadas para a promoção da cultura de segurança em instituições de saúde.
Durante os três dias de evento, serão realizados painéis, palestras e rodas de conversa com foco nas estratégias para prevenção de erros, protocolos assistenciais, trabalho em equipe e humanização do cuidado em todas as etapas da vida do paciente, desde o nascimento até a velhice.
A coordenadora do evento, Cecília Viana, ressalta que a iniciativa busca fortalecer um ambiente mais seguro para todos dentro do hospital. “O nosso objetivo é promover um ambiente de trabalho mais seguro e eficaz para os pacientes e colaboradores. A segurança do paciente é um compromisso diário que exige capacitação, vigilância e colaboração entre todas as áreas”, afirmou.
A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, também destacou a importância do evento como espaço de aprendizado e de fortalecimento da cultura de segurança. “A ação vai proporcionar uma reflexão sobre a importância do cuidado seguro em todas as fases da vida, incentivando a integração das equipes como pilar fundamental para a melhoria do cuidado”, disse.
A Semana de Segurança do Paciente do HGV já faz parte do calendário institucional e tem contribuído para a qualificação das práticas hospitalares. “A expectativa é que o evento deste ano reforce ainda mais os compromissos com as metas internacionais de segurança do paciente, promovendo uma assistência mais eficiente, empática e livre de danos evitáveis”, complementa Cecília Viana.
Mín. 24° Máx. 39°