Terça, 16 de Setembro de 2025
36°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Brasil Saúde

Anvisa suspende venda de anestésico para tatuagem

A decisão foi tomada após a Anvisa identificar que o anestésico para tatuagem, regularizado como cosmético, apresenta função farmacológica

16/09/2025 às 14h29
Por: Fabio Brito Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
Anvisa suspende venda de anestésico para tatuagem

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nessa segunda-feira (15/9), o recolhimento de todos os lotes do anestésico para tatuagens Spil Tattoo Spray Suavizante Corporal, da empresa Baston Indústria de Aerossóis Ltda.

A decisão foi tomada após a agência identificar que o produto, regularizado como cosmético, apresenta função farmacológica, o que não é permitido, segundo os incisos I e II do art. 12 da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 907/2024.

“De acordo com a regulamentação, produtos com ação farmacológica, como um anestésico tópico, devem ser regularizados como medicamentos”, informou a Anvisa em comunicado.

A agência também suspendeu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso do produto.

Os anestésicos para tatuagens são vendidos como produtos que reduzem a sensibilidade e a dor da pele enquanto a pessoa é tatuada, proporcionando mais conforto a ela. Esses produtos, geralmente em spray, contêm ingredientes como mentol, óleos essenciais naturais e extratos de plantas que prometem hidratar a pele, combater a inflamação e aliviar a coceira e o inchaço.

Riscos de uso

A Anvisa ressalta que produtos sem registro ou cadastro na agência não oferecem as garantias de eficácia, segurança e qualidade exigidas para produtos sob vigilância sanitária. Assim, os produtos irregulares podem oferecer riscos e danos à saúde. Por isso, sua utilização não é recomendada.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias