
A Justiça Eleitoral da 91ª Zona de Luís Correia determinou, nesta segunda-feira (15), a cassação dos diplomas de três vereadores eleitos pelo partido Solidariedade em Cajueiro da Praia. A decisão atinge Francisco Denes Monteiro de Brito (Denis Pescados), Francisco José Silva Veras (Laguinho) e Wagner Zanata Souza Lopes (Zanata), além de outros sete candidatos da mesma sigla que disputaram as eleições de 2024.
A sentença, assinada pelo juiz Carlos Alberto Bezerra Chagas, reconheceu que houve fraude à cota de gênero, já que o partido lançou a candidatura de Marla Priscilla de Carvalho apenas para preencher a exigência legal de 30% de mulheres. Ela obteve apenas três votos e não apresentou indícios de campanha ativa.
Além da cassação, o magistrado declarou a inelegibilidade por oito anos dos dez investigados, incluindo Denis Pescados, Laguinho, Zanata, Marla Priscilla e outros membros do partido.
A decisão também determina a anulação dos votos do Solidariedade para vereador no município, o que deve levar a uma recontagem dos quocientes eleitoral e partidário, podendo modificar a composição da Câmara Municipal.
Apesar da sentença, os parlamentares ainda podem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e, posteriormente, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até uma decisão definitiva, os vereadores cassados podem permanecer nos cargos.
 Procon  PROCON AUTUA LOJA EM ESPERANTINA POR VENDER CELULARES IRREGULARES
  Procon  PROCON AUTUA LOJA EM ESPERANTINA POR VENDER CELULARES IRREGULARES   Tráfico  Operação em Piripiri prende suspeitos de homicídios e tráfico de drogas
  Tráfico  Operação em Piripiri prende suspeitos de homicídios e tráfico de drogas   Operação  Operação em Lagoa Alegre apreende drogas e grande quantia em dinheiro
  Operação  Operação em Lagoa Alegre apreende drogas e grande quantia em dinheiro  
 Mín. 22° Máx. 39°
 
  
  
  
  
  
  
 