
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou de encontros estratégicos com duas instituições de referência durante missão oficial à China: o Instituto de Economia Digital e Sistemas Artificiais (Ideas) e a Universidade Huaqiao (HQU). Os encontros resultaram na assinatura de dois memorandos de entendimento (MoUs), que marcam um novo capítulo na internacionalização da educação pública piauiense.
O primeiro memorando foi celebrado com o Ideas, instituição com sede em Xiamen e vinculada à Parceria para a Nova Revolução Industrial (PartNIR) do Brics, grupo de economias emergentes.
O acordo estabelece um programa de intercâmbio acadêmico entre instituições piauienses e o Ideas, que atua na coordenação de políticas, desenvolvimento de projetos e formação de talentos em áreas como inteligência artificial e economia digital. A parceria prevê a mobilidade de estudantes e professores da rede pública estadual, participação em pesquisas colaborativas e treinamentos técnicos, além de contribuir para a integração entre países do Brics+.

Rafael Fonteles ressaltou que o acordo com o Ideas permitirá a participação de estudantes e professores piauienses em um programa de intercâmbio internacional, resultado direto da competição tecnológica Seduckaton.
“Esse instituto vai receber 20 estudantes e 4 professores da rede estadual no intercâmbio educacional, a partir da competição de tecnologia, do Seduckaton realizado recentemente. Então, vai ser a terceira equipe do Piauí de estudantes da escola pública que farão o intercâmbio, agora para a China, aqui em Xiamen. Depois ainda teremos também Singapura, Coreia do Sul e, completando, Estados Unidos, somando seis países com intercâmbio educacional”, reforça o governador.

O segundo memorando foi celebrado com a Universidade Huaqiao, instituição pública chinesa reconhecida por sua excelência no ensino de língua e cultura chinesas. O acordo prevê a criação de um curso de mandarim no Piauí, voltado à formação de estudantes e profissionais em comunicação internacional e intercâmbio cultural. A HQU é reconhecida como base nacional para o ensino de língua e cultura chinesas, além de atuar em áreas como engenharia, ciências naturais e ciências sociais.

Para o vice-presidente da Universidade Huaqiao, Lin Hongyu, o momento é oportuno para ambos os lados. “Sabemos que com esse intercâmbio a gente vai estabelecer essa ponte e então esse acordo vai aumentar ainda mais a nossa cooperação profunda da nossa faculdade com o Estado do Piauí e também no âmbito do Brics. Em vários aspectos, conseguimos fazer essa contribuição abrangente para todos”, afirma o gestor.

As duas iniciativas integram a estratégia de internacionalização da educação pública piauiense, com foco na formação técnica e cultural de estudantes e professores, e na ampliação de parcerias institucionais com países que compõem o bloco Brics+.
Leia também:
Piauí Governo do Piauí fortalece o campo com 40 mil inseminações, 91 dessalinizadores e mais de 700 mil produtores atendidos
Piauí Em três anos, Pacto pelas Crianças do Piauí realizou 62 mil atendimentos, implantou brinquedopraças e entregou 2 mil óculos
Governo Governo amplia assistência ambulatorial e ultrapassa 590 mil atendimentos na Policlínica São Bento
Governo Com apoio do Governo do Maranhão, Via Sacra do Anjo da Guarda transforma ruas do bairro em palco de arte e fé
Governo Paciente pediátrica inspira ação de humanização com música no Hospital Dr. Carlos Macieira
Governo Governo orienta puérperas da Maternidade Nossa Senhora da Penha sobre os benefícios da alimentação saudável
Piauí Queda expressiva nos homicídios, obras de segurança hídrica e mais profissionais para a educação marcam o mês de março no Piauí
Prejuízo Raio mata 18 cabeças de gado em município do Norte do Piauí
Piauí ICMS zero mantém cesta básica mais barata no Piauí; aplicativo ajuda consumidor a fiscalizar preços Mín. 23° Máx. 32°