
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) esteve presente no seminário Desenvolvimento Sustentável na Amazônia, que acontece de 16 a 18 de maio, no Palácio Itamaraty, em Brasília. Na quarta-feira, 17 de maio, a superintendente de Planos, Programas e Projetos da ANA, Flávia Oliveira, fez a moderação do painel com o tema Cooperação em Recursos Hídricos na Amazônia.
O evento é organizado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pela Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) e é preparatório para a Cúpula da Amazônia – 4ª Reunião de Presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica, que será realizada em Belém (PA), em 8 e 9 de agosto. O objetivo do seminário é promover debates entre representantes de governo e sociedade civil sobre temas relevantes para Amazônia, como recursos hídricos, mudança do clima, prevenção e combate ao desmatamento e aos crimes ambientais.
No painel que contou com a participação da ANA foram abordadas diferentes dimensões relacionadas aos recursos hídricos na Amazônia, incluindo o acesso à água para sua população, a importância dos rios como modo de vida para as comunidades locais e a importância da cooperação no manejo das bacias transfronteiriças na região amazônica.
Além da superintendente da ANA, participaram do debate outros(as) seis especialistas no tema. A deputada federal Duda Salabert, que atua na Frente Parlamentar Ambientalista, abordou a garantia de segurança hídrica e a cooperação entre os países amazônicos. Já o diretor-executivo da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Carlos Alfredo Lazary, falou sobre a experiência da cooperação em recursos hídricos no contexto de sua instituição. Por sua vez, o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Carlos Bordalo fez uma apresentação acerca da Geografia das Águas na Amazônia nos aspectos de acesso ao recurso e de abastecimento.
Carlos Souza Júnior, pesquisador associado do Imazon e coordenador do MapBiomas, tratou da temática da dinâmica da superfície de água na Amazônia e fatores de risco associados. A coordenador-geral de Monitoramento Ambiental do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), Edileuza Nogueira, falou a respeito do sistema de alerta de enchentes e perspectivas de cooperação entre países amazônicos nessa temática. Por fim, Edna Alencar, colaboradora do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (AM), fechou o painel com palestra sobre os rios da Amazônia como modo de vida.
A mesa de abertura do seminário Desenvolvimento Sustentável na Amazônia contou com as participações do ministro das Relações Exteriores, o embaixador Mauro Vieira; da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da ministra da Saúde, Nísia Trindade; do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Também participaram da abertura do evento: o coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Kleber Karipuna; o secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Eloy Terena; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin; e o presidente do Parlamento Amazônico, Nelsinho Trad.
Representantes de outras instituições participaram da programação, como: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre outras entidades.
Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | LinkedIn | TikTok
São Paulo Governo de SP premia 21 professores da região de Bauru na 1ª edição do Professor Nota 1.000
Atibaia - SP Agenda Esportiva de 08/10 a 13/10
São Paulo Governo de SP premia 44 professores da região Central na 1ª edição do Professor Nota 1.000
São Paulo Governo de SP premia sete professores da região de Franca na 1ª edição do Professor Nota 1.000
São Paulo CPTM inicia operação conjunta da Linha 13-Jade e Expresso Aeroporto com concessionária
São Paulo Operação da Polícia de SP contra lavagem de dinheiro de jogos de azar cumpre mandados no estado e em Minas Gerais
São Paulo Governo de SP premia 24 professores da região de Presidente Prudente na 1ª edição do Professor Nota 1.000
Manutenção Águas de Teresina realiza melhorias no sistema de abastecimento de bairros da zona Sul
Eleições Federação União Progressista declara apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno Mín. 25° Máx. 41°