A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), promoveu, nesta quinta-feira (31), uma capacitação do protocolo “Ei, Mermã, Não se Cale!” no município de São Raimundo Nonato. A atividade integrou a programação da 6ª edição do Diálogos pelo Piauí, iniciativa do Governo do Estado voltada para escuta popular, planejamento participativo e oferta de serviços públicos essenciais.
A formação foi realizada no campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e teve como público-alvo gestoras e gestores da assistência social, secretarias municipais da mulher, conselhos de direitos da mulher e conselhos tutelares.
O objetivo do encontro foi fortalecer a rede de proteção às mulheres em situação de violência e ampliar a aplicação do protocolo “Ei, Mermã, Não se Cale!”, que orienta o acolhimento e o encaminhamento de vítimas de violência de gênero em ambientes diversos, como bares e restaurantes.
“Com a Oficina de Formação sobre o protocolo ‘Ei, Mermã, Não se Cale!’, tivemos a presença de representantes dos Organismos de Políticas para Mulheres nos municípios, além de integrantes da OAB, do Conselho Tutelar, das Secretarias de Assistência Social e de organizações sociais locais. A oficina teve como foco capacitar as gestoras e orientá-las sobre seu papel como multiplicadoras do protocolo em seus territórios”, destacou a diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Sempi, Ana Cleide Nascimento.
A programação segue nesta sexta-feira (1º), com a presença da Sempi no evento por meio de um estande com materiais informativos e jogos interativos voltados ao público dos territórios atendidos.
Mín. 23° Máx. 41°