Com o tema “Águas que Curam, Mulheres que Criam”, o II Encontro das Deusas das Águas será realizado no dia 26 de julho, no Parque Vila Poti e no Polo Cerâmico, no Bairro Poti Velho, na zona norte de Teresina. O evento, organizado pelos Povos de Matriz Africana do Piauí que conta com apoio do Governo do Estado, celebra simultaneamente a espiritualidade de terreiro, o artesanato local, os pontos turísticos do bairro e a economia criativa dos empreendedores da região.
É no Parque Vila Poti que está localizado o monumento Deusas das Águas, com esculturas das orixás Oxum e Iemanjá, representando proteção e bênçãos para os pescadores, ribeirinhos, artesãos e moradores da localidade. São esperadas diversas caravanas formadas por filhos, pais e mães de santo, além de simpatizantes da Umbanda, Candomblé, Terecô, Jurema e Tambor de Mina, vindos tanto do interior do Piauí quanto de estados vizinhos, como Maranhão, Ceará e Bahia.
A concentração está marcada para as 15h30, no Encontro dos Rios. Neste ponto, os religiosos preparam seus tambores, realizam banhos de ervas, acendem defumadores para a purificação do corpo e fazem o tradicional “despacho de rua”, que é uma oferenda a Exu pedindo proteção e caminhos abertos para todos os presentes.
Em seguida, ocorre o cortejo em direção ao monumento Deusas das Águas. Durante a caminhada, entoam-se cantos, pontos e curimbas que reverenciam os orixás e exaltam os ancestrais. A passeata é também um ato simbólico de resistência e afirmação pela liberdade religiosa, clamando por mais respeito à diversidade de fé no estado.
Ao chegar às estátuas de Oxum e Iemanjá, haverá nova consagração com defumação, banho de ervas e cânticos. A celebração segue com uma gira coletiva entre os terreiros participantes, onde pais e mães de santo poderão cantar e conduzir os trabalhos. Na sequência, terá o III Festival de Tambozeiros do Piauí e Maranhão, uma homenagem às Mulheres de Axé, em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, com muita música ao vivo até o encerramento.
“Esse momento é também para divulgarmos a Rota do Axé, passeio turístico por 10 cidades do Piauí que estão inaugurando monumentos com estátuas de Iemanjá. Já inauguramos em Teresina, Pedro II e os próximos municípios devem ser Piripiri, Campo Maior e Parnaíba”, informa pai Rondinele de Oxum, um dos principais articuladores dos povos de Matriz Africana do Piauí.
Programação:
15h30 – Concentração no Monumento Cabeça de Cuia (Parque Ambiental Encontro dos Rios, bairro Poti Velho, Teresina (PI);
16h – Padê de Exu (em frente ao monumento Cabeça de Cuia);
16h30 – Caminhada até o Monumento Deusas das Águas (Parque Vila Poti/Polo Cerâmico);
17h – Benção ao Monumento Deusas das Águas;
17h30 – Terecô Coletivo;
18h30 – III Festival de Tambozeiros do Piauí e Maranhão;
19h30 – Homenagem (Mulheres de Axé);
20h30 – Apresentação Meninos de Ouro – Passagem de Título do Festival de Tambozeiros;
21h30 – Homenagem aos Municípios Presentes;
22h – Apresentação Musical – Mell Tenório
Mín. 24° Máx. 38°