Picos, Floriano, São João do Piauí e Bom Jesus serão os próximos municípios a receber a segunda etapa do Capacita+, evento promovido pela Secretaria da Defesa Civil do Piauí (Sedec) que visa qualificar e alinhar as ações dos municípios em torno da Operação Carro-Pipa. A programação será entre os dias 22 e 28 de julho e reunirá mais de 80 representantes de prefeituras, entre gestores, secretários e técnicos das áreas de Defesa Civil.
De acordo com Yvana Dantas, diretora de Resposta da Sedec, esta nova fase tem como foco fortalecer a atuação local, reforçando o papel das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs) e a utilização correta do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) — ferramenta essencial para que os municípios sejam incluídos oficialmente na Operação Carro-Pipa.
“O evento é, principalmente, uma forma de levarmos capacitação até os gestores que estão enfrentando diretamente os efeitos da seca. O conhecimento é poder, e precisamos que eles saibam utilizar o S2ID corretamente e, além disso, compreendam o papel estratégico da Defesa Civil em seus municípios”, destacou a gestora.
As capacitações contarão com a condução de José Jorimar, referência nacional na área e um dos idealizadores do próprio sistema S2ID. O especialista irá orientar os participantes sobre decretos de emergência, documentação técnica e ações articuladas de resposta a desastres.
Picos – 22/07 | das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h
Floriano – 24/07 | das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h
São João do Piauí – 26/07 | das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h
Bom Jesus – 28/07 | das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h
Mín. 23° Máx. 36°