Representantes da Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) estiveram, nessa quarta-feira (2), em São Raimundo Nonato, para dialogar com a rede de enfrentamento à violência contra a mulher sobre o Centro de Referência de Atendimento à Mulher que será inaugurado no município. O equipamento atenderá mulheres de toda a região do Território da Serra da Capivara, ampliando o acesso ao acolhimento e aos serviços especializados de proteção e garantia de direitos.
O encontro reuniu gestoras municipais de políticas para as mulheres e lideranças de diversos municípios do território, promovendo um momento de formação, escuta e alinhamento sobre o funcionamento e os objetivos do novo centro.
Para Lidiane Rocha, secretária da Mulher de São Braz do Piauí, a formação foi essencial para fortalecer a atuação local no enfrentamento à violência de gênero. “Tivemos a oportunidade de compreender, em detalhes, como funcionará o Centro de Referência de Atendimento à Mulher. Será um espaço fundamental para todas nós, gestoras do território. Iniciativas como essa, promovidas pela Sempi, são fundamentais: elas nos capacitam, fortalecem nossa atuação e nos ajudam a construir um atendimento mais humano, empático e eficaz para as mulheres em situação de violência”, diz a gestora.
A secretária de Políticas Integradas da cidade de Caracol, Solana Paes Landim, também destacou a importância do momento. “Esse encontro foi de grande relevância para o alinhamento de políticas voltadas ao enfrentamento da violência, mas também para fortalecer o empreendedorismo feminino e a solidariedade entre as mulheres do nosso território. Seguimos unidas, construindo políticas públicas que valorizem e empoderem as mulheres da Serra da Capivara”, completa a gestora.
Já a secretária de Políticas para as Mulheres de Anísio Abreu, Sirleide Leila, reforçou o papel estratégico do Centro de Referência. “Foi um momento riquíssimo, que reforçou a certeza de que o novo centro será uma ferramenta essencial para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres em todos os municípios do nosso território”, acrescentou a gestora.
A implantação do Centro de Referência da Mulher em São Raimundo Nonato integra a política estadual de descentralização do atendimento às mulheres em situação de violência, promovida pela Sempi em articulação com gestoras municipais e a rede local de apoio.
Mín. 21° Máx. 36°