Quinta, 18 de Setembro de 2025
37°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Brasil Privilégio

TCU quer gratificação que pode chegar a 100% do salário

Proposta enviada pelo TCU ao Congresso prevê bônus por desempenho, funções com até 25% extras e reajustes automáticos a servidores da Corte

12/06/2025 às 14h42
Por: Fabio Brito Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
TCU quer gratificação que pode chegar a 100% do salário

O Tribunal de Contas da União (TCU) enviou ao Congresso, nesta quarta-feira (11/6), um projeto de lei que cria uma nova gratificação de desempenho que pode dobrar o salário dos servidores da Corte.

A proposta também antecipa reajustes salariais até 2029, inclui pagamento extra para cargos de chefia e amplia o número de cargos comissionados nos gabinetes dos ministros.

A gratificação, que substituirá o modelo atual baseado em pontuação de desempenho, será revisada a cada seis meses.

A regra prevê que o aumento da remuneração não poderá superar a inflação acumulada pelo IPCA desde a vigência da lei, em tentativa de limitar o impacto fiscal.

“O valor máximo da GDAE [Gratificação de Desempenho e Alinhamento Estratégico] corresponderá a até 100% do maior vencimento básico do cargo efetivo do servidor avaliado, observado o disposto em ato normativo próprio do Tribunal de Contas da União”, estabelece o projeto enviado pela Corte.

Além disso, o projeto cria a Indenização por Regime Especial de Dedicação Gerencial [IREDG], uma nova parcela para servidores com funções de chefia. O adicional poderá chegar a 25% da remuneração bruta, isento de Imposto de Renda e contribuição previdenciária. Até que as regras sejam detalhadas em regulamento, o percentual será de 10%.

O texto também prevê a criação de nove novos cargos em comissão, exclusivos para os gabinetes dos ministros titulares do TCU. Segundo o tribunal, a ideia é reforçar a equipe de apoio sem aumentar o total de cargos comissionados.

A proposta ainda estabelece uma tabela de reajustes anuais até 2029, com valores já definidos para cada ano. A prática garante aumentos automáticos e estáveis. O tribunal afirma que o objetivo é dar previsibilidade orçamentária e valorizar os quadros técnicos da Corte.

“Modernização”
“A nova estrutura da carreira dos servidores do TCU tem o propósito de modernizar o regime funcional, aperfeiçoar os instrumentos de valorização profissional e alinhar a força de trabalho às crescentes exigências de desempenho e a complexidade das atividades de controle externo, características inerentes ao papel constitucional da Corte de Contas”, argumenta o TCU.

O projeto ainda precisa passar pela análise e aprovação do Congresso Nacional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Galego
Galego
Sobre Coluna: de um dos mais expressivos personagens da imprensa piauiense, notadamente do rádio e da televisão, Gomes de Oliveira "O Galego".
Teresina, PI Atualizado às 16h01 - Fonte: ClimaTempo
37°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 40°

Sex 40°C 21°C
Sáb 40°C 21°C
Dom 40°C 22°C
Seg 41°C 21°C
Ter 41°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias