
Tradição, religiosidade, cultura popular e identidade. Esses são os pilares que sustentam uma das manifestações folclóricas mais emblemáticas do Brasil: o Reisado. Presente em diferentes regiões do país, o Reisado se reinventa de acordo com as influências sociais e econômicas locais — e no Piauí, segue vivo graças à dedicação de grupos como o Reisado do Peador, do município de Simplício Mendes, a 416 km de Teresina.
Com mais de 70 anos de história, o grupo apresenta nesta quarta-feira, 4 de junho, o espetáculo “Auto de Reis do Peador – Um Reisado Piauiense”, no Theatro 4 de Setembro, às 20h. A entrada será mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis.

Originado na comunidade rural do Peador, o grupo foi fundado em 1952 com a chegada da família Torquato, que trouxe consigo uma forte tradição de fé cristã, expressa por meio da música, dança e narrativa do Reisado. Com o tempo, no entanto, a manifestação perdeu força e permaneceu adormecida por cerca de 15 anos.
O renascimento da tradição veio a partir do trabalho do ASCENDER – Ponto de Educação e Cultura, que em 2016 iniciou um plano de intervenção cultural para recuperar a dança, os cantos e os rituais, até então transmitidos apenas pela oralidade. Com apoio da comunidade, a iniciativa fortaleceu a identidade cultural local e levou o grupo a ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Município, enquanto a comunidade do Peador foi declarada Comunidade Tradicional.

Agora, o espetáculo ganha nova vida em um musical envolvente, que traz à cena a religiosidade sertaneja e a sabedoria ancestral do povo piauiense. A apresentação foi uma das contempladas pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com recursos viabilizados pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Piauí e Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
“O Reisado do Peador é um exemplo potente de como a cultura popular resiste, se reinventa e emociona. Por meio da PNAB, temos a oportunidade de fortalecer manifestações culturais que nascem no interior do estado e merecem visibilidade, respeito e incentivo”, destacou o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim.

Piauí Feira na Praça chega à sua última edição de 2025 neste domingo (16), em Teresina
Piauí Secult abre inscrições para eleição de membros do Conselho Estadual de Cultura do Piauí
Piauí Festival da Cruviana incentiva turismo rural em Teresina com programação dias 21 e 22 de novembro
Piauí Festival da Cruviana incentiva turismo rural em Teresina com programação nos dias 21 e 22 de novembro
Piauí Junta Festival movimenta o Centro de Teresina com programação gratuita de 24 e 30 de novembro
Piauí Boca da Noite apresenta o peso do metal e do rock piauiense com Thrauma e Megahertz nesta quarta (12) Mín. 21° Máx. 41°