Quarta, 14 de Maio de 2025
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Tecnologia Tecnologia

Blockchain se destaca em soluções para governos digitais

Blockchain tem sido uma das tecnologias emergentes, usada como habilitadora para projetos de governos digitais. De Dubai a São Paulo, a tecnologia ...

13/05/2025 às 22h38
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
https://www.istockphoto.com/monsitij
https://www.istockphoto.com/monsitij

avanço dos governos digitais tem sido impulsionado por tecnologias emergentes, entre as quais o blockchain se destaca como um dos instrumentos mais promissores para transformar a administração pública. Essa tecnologia tem sido incorporada por diferentes países como ferramenta para garantir maior transparência, segurança, rastreabilidade e integridade de dados públicos.

A capacidade de registrar informações de forma imutável e auditável em uma rede descentralizada tem gerado confiança de governos que buscam transparência e o combate à fraude e corrupção. No levantamento realizado pelo TCU em 2020, que resultou no Acórdão nº 1.613/2020-TCU-Plenário, foi discutido como as tecnologias descentralizadas poderiam ser utilizadas como camada comum e confiável para compartilhamento de informações entre diferentes esferas de governo (municipal, estadual e federal), indústria e sociedade, e até entre países.

Nações como Estônia, Singapura, Suécia, Brasil e Emirados Árabes Unidos já utilizam a tecnologia em serviços críticos, com o objetivo de reduzir burocracias, prevenir fraudes e elevar os padrões de governança.

A Estônia é reconhecida internacionalmente como pioneira em iniciativas de governo digital e uso de blockchain. O país emprega a tecnologia KSI Blockchain para assegurar a integridade dos dados em registros governamentais, desenvolvido pela empresa estoniana Guardtime.

Nos Emirados Árabes Unidos, um dos marcos da transformação digital é a Estratégia Blockchain de Dubai, iniciativa central do programa Smart Dubai em parceria estratégica com a multinacional IBM. Em 2024, a cidade alcançou a meta de migrar as transações governamentais aplicáveis para sistemas baseados em blockchain, estabelecendo um novo padrão internacional para a digitalização de serviços públicos, abrangendo áreas como transporte, energia, saúde e educação.

No Brasil, uma das iniciativas de destaque no uso de blockchain na gestão pública é observada na cidade de São Paulo. A plataforma SP156, principal canal de serviços digitais ao cidadão, passou a operar com a tecnologia blockchain Hyperledger Fabric com o objetivo de aumentar a transparência, segurança e eficiência dos serviços municipais. Mantido pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo, o SP156 foi implementado pelas empresas brasileiras BrBPO e Metasix, que formam um consórcio responsável pela sustentação das plataformas digitais do projeto.

Atualmente, a plataforma SP156 processa mais de 150 mil registros imutáveis por mês, sendo considerada um dos exemplos mais robustos do uso de blockchain no setor público brasileiro. A adoção da tecnologia permitiu à administração municipal reduzir prazos de resposta, otimizar recursos e aprimorar a entrega de serviços à população.

Segundo Royquener Reuter, tech lead de projetos em Blockchain na BrBPO, a companhia está consolidando sua atuação na área com projetos de alto impacto social e tecnológico. “Além do SP156, já implementamos a tecnologia Blockchain em outros serviços críticos, nos quais segurança, imutabilidade e auditoria avançada dos dados são essenciais”, afirma.

Entre os destaques, está o projeto Ligue 180, do Ministério das Mulheres, em que a plataforma de CRM da BrBPO é responsável por atender, registrar e gerenciar toda a jornada de tratamento das denúncias de violência contra a mulher. A solução integra centenas de organizações da rede de proteção em todo o território nacional.

A empresa também tem ampliado investimentos em novas contratações e capacitação técnica. Em colaboração com a Metasix e sua coligada Registra Digital, a BrBPO modelou a arquitetura de um Ecossistema Digital de Interoperabilidade, Segurança e Inteligência. A solução combina o modelo estoniano de interoperabilidade X-Road, a plataforma de Blockchain Hyperledger e o uso de oráculos para integrar dados externos ao blockchain, habilitando aplicações com modelos de inteligência artificial.

Todos esses movimentos de alguns governos adotaram soluções com base em blockchain e de empresas que se especializaram na aplicação dessa tecnologia, vai de encontro aos estudos que apontam que, o blockchain aprimora funções-chave do governo e seus subsetores, influenciando a governança dos serviços públicos, a eficiência administrativa e a capacidade de governo aberto, enquanto impulsiona inovação e melhoria do desempenho operacional e administrativo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias