
A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) realizou uma missão técnica aos municípios de Riachão das Neves e Barreiros, no oeste da Bahia. O objetivo foi conhecer experiências bem-sucedidas da produção de cacau a pleno sol, modelo que vem se destacando nacionalmente por sua inovação e produtividade.
A equipe da Sada foi composta por sete engenheiros agrônomos e extensionistas rurais, que participaram do intercâmbio com foco na troca de conhecimentos e na avaliação da viabilidade de implantar esse modelo produtivo no Piauí, que apresenta condições climáticas e de solo semelhantes a da região baiana.

Segundo Geyson Moura, diretor de Pesquisa Agrícola, Experimentação Agropecuária e Gestão Ambiental da Sada, a produção de cacau em pleno sol é uma experiência relativamente nova no Brasil, mas já bastante consolidada no oeste baiano. “Tivemos a oportunidade de visitar viveiros e áreas produtivas mantidas pelo Grupo Schmidt, referência na produção de mudas de qualidade, além de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Coopercacau 1000, Cooperativa que reúne produtores da Distrito de Irrigação Nupeba Rio Grande, município de Riachão das Neves, na Bahia”, destacou.

Durante a visita, os técnicos puderam acompanhar todo o processo produtivo — desde o plantio até a comercialização — de uma cultura que vem transformando a paisagem agrícola da região. Em pouco mais de seis anos, a área cultivada com cacau a pleno sol no oeste da Bahia já se aproxima de mil hectares, mostrando um potencial crescente de expansão.
O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Sada, André Rocha, também destacou a importância do intercâmbio: “A experiência foi extremamente enriquecedora para os extensionistas da Sada”.
Ele ainda reforçou que o próximo passo é estruturar um projeto piloto para o cultivo de cacau a pleno sol no Piauí, em parceria com instituições, como a Embrapa e universidades locais. “O objetivo é oferecer uma nova alternativa de renda para pequenos e médios produtores, fortalecendo a agricultura familiar e promovendo a diversificação produtiva no estado’’, destacou, o diretor.

Governo Mar de gente no último dia do carnaval na Avenida Litorânea consagra a folia como a maior da história do Maranhão
Geral Resgates no mar do RJ passam de mil. Veja orientações de segurança
Geral Veja dicas para proteger seu celular de golpes virtuais no carnaval Mín. 22° Máx. 27°