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Justiça condena Tim a pagar R$ 40 milhões por má qualidade de serviços no Maranhão

A decisão foi tomada em 6 de maio, atendendo a um pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA).

09/05/2025 às 14h39
Por: Fabio Brito Fonte: G1 Maranhão
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 Justiça condena Tim a pagar R$ 40 milhões por má qualidade de serviços no Maranhão

A Justiça do Maranhão condenou a operadora Tim a pagar R$ 40 milhões por danos morais coletivos, devido à má qualidade dos serviços prestados entre 2011 e 2013. A decisão foi tomada em 6 de maio, atendendo a um pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA). O valor será destinado ao Fundo Estadual de Direitos Difusos.

O juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, acolheu uma Ação Civil Pública apresentada em dezembro de 2013 pela promotora Lítia Teresa Costa Cavalcanti. A ação foi motivada por diversas reclamações de usuários sobre a ineficiência do serviço de telefonia móvel da empresa em várias cidades maranhenses.

Os consumidores relataram problemas como falta de sinal, quedas de ligações e chamadas que não conseguiam ser completadas. A taxa de quedas das ligações do Plano Infinity superava o limite de 2% estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Entre agosto de 2012 e agosto de 2013, a Anatel registrou que a rede da Tim no Maranhão ficou fora do ar por um total de 24.115 horas, o que equivale a cerca de 1.005 dias sem serviço.

Múltiplas Sanções

Essa condenação não é a primeira sanção imposta à Tim por conta da má qualidade dos seus serviços. Em abril de 2011, o Procon determinou a suspensão da venda de linhas móveis devido a problemas no sistema da operadora, que impediam os clientes de fazer ou receber ligações. No mesmo ano, após reclamação da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihpop), o Procon multou a empresa em R$ 208,5 mil. Em setembro daquele ano, uma nova interrupção nos serviços resultou em outra multa, dessa vez no valor de R$ 500 mil.

Ainda em 2011, uma fiscalização revelou que a operadora não estava cumprindo as metas estabelecidas pela Anatel para a qualidade do serviço móvel pessoal. Em 2013, o Ministério da Justiça aplicou uma multa de R$ 1,65 milhão à Tim por publicidade enganosa em uma campanha.

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