
Como em todos os anos, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) aderiu à Campanha Mundial de Higiene das Mãos, iniciada no dia 5 de maio em diversos países, com o tema “Luvas às vezes, higiene das mãos sempre”. Nesta quarta-feira (7), a campanha foi oficialmente lançada no hospital, com uma palestra que reforçou a importância do uso adequado das luvas e da higienização das mãos, contando com a participação da direção do HGV e dos infectologistas Maria de Lourdes e Eugênio Deusdará.
“Essa campanha tem como objetivo reforçar a prática da higiene das mãos nos cinco momentos indicados, além do uso correto das luvas, conscientizando sobre o impacto ambiental do descarte inadequado desses materiais, muitas vezes utilizados de forma incorreta. Queremos ressaltar, principalmente, que o uso das luvas não substitui a higienização das mãos, pois a limpeza adequada é a medida mais eficaz para prevenir infecções e salvar vidas”, explica a enfermeira Juliana Odorico, da Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (CCiras) do HGV.

O hospital já desenvolve diversos trabalhos científicos que comprovam a eficácia da higienização das mãos. “Os profissionais da CCiras já realizaram avaliações que mostraram que, nas clínicas e setores onde a prática da higiene das mãos é adotada corretamente, a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde são altamente eficazes”, destaca o infectologista Eugênio Deusdará.

Segundo ele, trata-se de uma medida simples, mas com enorme potencial de salvar vidas. “Essa prática tem uma importância e uma eficácia imensas para minimizar, prevenir e controlar infecções. Por isso, é essencial que o HGV continue abordando esse tema e que todos pratiquem a higienização das mãos sempre que houver indicação”, reforça o médico.
Além das palestras, a campanha inclui um concurso de produção de vídeos com o tema “Higienização das mãos e uso adequado de luvas previnem infecções”, buscando engajar as equipes e ampliar a conscientização no hospital.

Piauí Médicos argentinos conhecem programa de espasticidade desenvolvido no Hospital Infantil
Piauí Com emergência odontológica gratuita 24h, Hospital do Mocambinho atendeu mais de 16 mil piauienses em 2025
Vacinação Butantan vai desenvolver vacina contra raiva com nova tecnologia de RNA
Saúde “Dezembrite”: último mês do ano pode intensificar desafios emocionais; psiquiatra do HSM orienta sobre cuidados com a saúde mental no período
Saúde Com nível 3 de excelência, Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara mantém selo máximo concedido pela Organização Nacional de Acreditação
Saúde Com articulação do Serviço Social, Hospital Regional Norte possibilita reencontro entre irmãos após quase três décadas sem contato Mín. 25° Máx. 33°