Uma operação integrada entre forças policiais do Norte do Piauí resultou, na noite de sábado (03/05), na prisão de quatro homens suspeitos de integrar um grupo criminoso que planejava uma série de execuções em Joaquim Pires, entre elas, a do subtenente Vieira, comandante do Grupamento da Polícia Militar (GPM) do município.
A ação ocorreu por volta das 23h, no bairro Pizeiro, e contou com a participação de agentes da Polícia Civil de Esperantina, da Força Tática, do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e do próprio GPM de Joaquim Pires. A ofensiva foi resultado de um trabalho de inteligência que monitorava o grupo há semanas.
Segundo a PM, os quatro suspeitos são naturais de Camocim (CE) e possuem vínculos com a facção criminosa Comando Vermelho. Na abordagem, foram apreendidas uma pistola calibre .380, um revólver calibre .38, munições de diversos calibres, porções de cocaína, crack, maconha e três celulares.
Conforme o levantamento da polícia, o grupo estava instalado em uma casa no bairro Pizeiro e tentou fugir ao perceber a chegada das viaturas. Um dos suspeitos correu para dentro do imóvel, enquanto os demais tentaram escapar pelas ruas, mas foram capturados rapidamente. Um dos detidos chegou a relatar que a quadrilha recebeu ordens para executar pelo menos sete pessoas na cidade, entre elas o subtenente que lidera o GPM local.
Os homens foram levados para a Delegacia Seccional de Esperantina, onde permanecem à disposição da Justiça. A Polícia Civil continua investigando o caso para identificar outros possíveis envolvidos e verificar a extensão da atuação da facção no município.
A atuação rápida das forças de segurança foi essencial para evitar uma tragédia e reforça o alerta sobre a presença de organizações criminosas em cidades do interior do estado.
Mín. 23° Máx. 34°