
O Maranhão esteve presente na reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), realizada nesta sexta-feira (12), em Brasília (DF). A reunião foi realizada no Auditório da Embratur. Nesta edição, a reunião contou com a presença de 48 secretários e dirigentes estaduais de turismo.
“O Fornatur nos oferece um espaço propício para compartilharmos desafios e oportunidades no ramo do turismo em todos os estados brasileiros. Aqui, conseguimos aprender com o exemplo dos demais estados e seguir nos desenvolvendo”, explicou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
O presidente do Fornatur, Fabrício Amaral, apresentou as estratégias de atuação 2023, enfatizando a promoção, sustentabilidade e inovação no turismo.
Entre os assuntos tratados, os secretários e dirigentes elencaram questões prioritárias para o turismo internacional no Brasil, buscando alavancar o setor no país com a participação em feiras nacionais e internacionais, promoção do turismo, aviação regional, Cadastur e o processo de regionalização.
Na reunião, as ações em parceria com o Fornatur, com os principais resultados da pesquisa e do Mapa do Turismo Internacional também foram tema. Foram apresentados os programas de turismo pelos gerentes e abriu-se o momento para a interação com as secretarias de Estado.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, falou da Rota das Emoções, sobre o São João no Maranhão 2023, e sobre a candidatura à Patrimônio Natural da humanidade dos Lençóis Maranhenses.
O presidente do Fornatur, Fabricio Amaral, durante a reunião com a Embratur, falou sobre o posicionamento para beneficiar o turismo. “Vamos fortalecer o diálogo, fortalecendo a democracia. Eu ocupo um cargo político, e política é democracia e posicionamento. O colegiado precisa se posicionar, nos debates, vamos conversar com os senadores, com os nossos deputados, para fortalecer o turismo nacional”, refletiu Fabrício Amaral.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, levantou um questionamento sobre qual o papel e o desafio do turismo no modelo econômico, de desenvolvimento do século XX. “O turismo é um instrumento fundamental para que a gente faça o mundo conhecer o a gente quer viver. Então o turismo é uma peça fundamental, não uma atividade secundária. A gente precisa trazer o debate do turismo para o modelo de desenvolvimento, para o debate da democracia, para o debate da qualidade de vida. É isso que a gente tem que entender”, afirmou Marcelo Freixo.
Além de reunir dirigentes de 19 estados e Distrito Federal, na oportunidade foi debatido o tema prioritário: A melhoria da promoção turística internacional.
São Paulo Governo de SP premia 21 professores da região de Bauru na 1ª edição do Professor Nota 1.000
Atibaia - SP Agenda Esportiva de 08/10 a 13/10
São Paulo Governo de SP premia 44 professores da região Central na 1ª edição do Professor Nota 1.000
São Paulo Governo de SP premia sete professores da região de Franca na 1ª edição do Professor Nota 1.000
São Paulo CPTM inicia operação conjunta da Linha 13-Jade e Expresso Aeroporto com concessionária
São Paulo Operação da Polícia de SP contra lavagem de dinheiro de jogos de azar cumpre mandados no estado e em Minas Gerais
São Paulo Governo de SP premia 24 professores da região de Presidente Prudente na 1ª edição do Professor Nota 1.000
Manutenção Águas de Teresina realiza melhorias no sistema de abastecimento de bairros da zona Sul
Eleições Federação União Progressista declara apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno Mín. 25° Máx. 41°