A Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz), por meio da Unidade de Atendimento (Unicat), disponibiliza, a partir desta quarta-feira (16), o sistema online para agendamento do atendimento presencial nas agências da Sefaz na capital e interior do estado, visando reduzir filas de espera e melhorar o atendimento aos contribuintes.
“Vamos lançar mais uma novidade, que é o agendamento virtual do atendimento presencial. Dessa forma, o contribuinte não precisará mais ficar em fila de espera porque poderá fazer o agendamento presencial por meio do próprio site da Sefaz e o servidor estará esperando por ele, no dia e hora marcados, para fazer esse pronto atendimento. E também facilita para o servidor, que já será direcionado quanto ao tipo de demanda, tornando esse atendimento mais ágil”, comenta o diretor da Unicat, Paulo Roberto Holanda Monteiro.
O contribuinte vai poder solicitar o agendamento na plataforma de atendimento online da Sefaz ( https://portal-atendimento.sefaz.pi.gov.br/ ,) e se dirigir à agência desejada, na data e horário previamente marcados.
Segundo o coordenador de Atendimento da Sefaz, Wagno Linhares, além do agendamento prévio, o contribuinte ainda poder remarcar a data desse agendamento, caso ocorra algum imprevisto. E ainda terá a oportunidade de avaliar o atendimento da Sefaz. “É importante esse retorno porque ajuda a Sefaz a melhorar cada vez mais o atendimento para o cidadão”, comenta o gestor.
Ele explica ainda que os servidores das agências e os coordenadores das regionais de atendimento da Sefaz já passaram pelo treinamento para implantação e operacionalização do novo sistema, objetivando dar um retorno mais célere para quem precisar do atendimento.
Vale ressaltar que pelo novo sistema, ao agendar a sua ida à uma agência, o contribuinte poderá tirar dúvidas sobre qualquer serviço oferecido pela Sefaz, a exemplo de dúvidas relacionadas aos impostos estaduais, como IPVA, ICMS e ITCMD, além de também poder se informar a respeito da emissão de declarações e certidões negativas.
Mín. 23° Máx. 38°