Quarta, 16 de Abril de 2025
26°

Tempo limpo

Teresina, PI

Geral Maranhão

Projeto maranhense apoiado pela Fapema disputa prêmio nacional da Globo; resultado será anunciado dia 17

‘Astronomia no Sertão’ concorre ao Prêmio LED - Luz na Educação, que reconhece práticas inovadoras no setor educacional.

14/04/2025 às 21h37
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Projeto Astronomia no Sertão concorre a prêmio da Rede Globo (Foto: Divulgação)
- Projeto Astronomia no Sertão concorre a prêmio da Rede Globo (Foto: Divulgação)

No próximo dia 17 de abril, o sertão maranhense pode ganhar um novo motivo para se orgulhar. Neste dia será conhecido o vencedor do Prêmio LED – Luz na Educação 2025, promovido pela Rede Globo e Fundação Roberto Marinho. Entre os finalistas, um representante do Maranhão: o projeto ‘Astronomia no Sertão’, que tem apoio do Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).  Os grandes vencedores serão apresentados no especial da Globo, que irá ao ar às 23h40, após o BBB25. 

“A presença deste projeto entre os finalistas, por si só, já representa um marco: é o reconhecimento nacional de uma iniciativa que aposta na ciência como ferramenta de transformação social em comunidades do interior do estado" , pontua o presidente da Fapema, Nordman Wall, destacando que em 2022, a iniciativa recebeu o primeiro lugar na categoria PopVídeo Ciências, do Prêmio Fapema. “O reconhecimento nacional comprova o que a comunidade científica já reconhece há muito tempo. Este é um grande projeto que demonstra o poder transformador da ciência ao levar conhecimento e oportunidades a comunidades historicamente marginalizadas”, acrescenta Wall.

A iniciativa é coordenada por dois apaixonados por Astronomia: os professores Genilson Martins (IFMA) e Daniely Gaspar (UFMA). O projeto teve início em 2018 na cidade de Grajaú. A motivação surgiu a partir da descoberta de um telescópio em desuso no laboratório de física. Ao explorarem o equipamento e observarem corpos celestes pela primeira vez, os professores perceberam o potencial daquela experiência. 

“Depois que nós vimos a Lua e os planetas pela primeira vez, surgiu a motivação de levar isso para as comunidades, principalmente as mais afastadas”, relembra Genilson. Com isso, o projeto começou a visitar povoados e aldeias indígenas, levando não apenas o telescópio, mas também experiências de física, óculos de realidade virtual e outras ferramentas para estimular o interesse pela ciência.

Ao longo dos anos, o Astronomia no Sertão expandiu suas atividades e se tornou uma plataforma abrangente de ações educativas. Hoje, realiza oficinas de robótica e promove competições científicas exclusivamente para estudantes indígenas, muitas vezes dentro das próprias aldeias. “Não é mais só a interiorização da ciência como a gente fazia antes. Hoje também levamos tecnologia e atividades educacionais para dentro das aldeias”, explica Genilson.

Além da equipe organizadora, alunos do IFMA e da UFMA participam ativamente dos eventos, auxiliando nas mini-aulas de astronomia em praça pública e no manuseio dos telescópios, fortalecendo o vínculo entre universidade, escola e comunidade.

Prêmio LED

O Prêmio LED é parte do Movimento LED - Luz na Educação, lançado em 2021 com o objetivo de iluminar e apoiar iniciativas inovadoras no campo educacional. O movimento engloba três pilares principais: uma premiação anual, um festival que reúne educadores e empreendedores, e uma plataforma de relacionamento contínuo para troca de conhecimentos e experiências. 

A premiação destaca-se por avaliar critérios como inovação, impacto, escalabilidade e consistência metodológica. Para Genilson Martins, um dos coordenadores do projeto, a visibilidade nacional do projeto é uma grande oportunidade para ampliá-lo. “Toda divulgação é importante, pois quanto maior o alcance do projeto, maior a chance de se obter recursos financeiros através de parceiros do setor público e privado”, enfatizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias