
Mesmo 35 anos após sua partida, a obra de Cazuza continua presente em rádios, plataformas digitais, filmes, espetáculos, livros e regravações, alcançando públicos de várias gerações.
No dia 4 de abril, data em que o nascimento de Agenor de Miranda de Araújo Neto é celebrado e na qual completaria 67 anos em 2025, Lucinha Araújo, sua mãe e responsável por sua obra, anunciou uma exposição imersiva para homenagear sua trajetória e contribuição para a música e cultura brasileiras: Cazuza Exagerado.
Na exposição estarão contempladas todas as fases da trajetória do cantor, compositor, poeta e cronista da geração 80, cuja vida foi interrompida precocemente, aos 32 anos, em julho de 1990.
O Leblon, bairro onde Cazuza viveu, foi o local escolhido para sediar o projeto a partir de 12 de junho. A mostra ocupará uma área de 1.200 m² especialmente construída no topo do Shopping Leblon.
Segundo Lucinha Araújo, “Cazuza segue atravessando o tempo e engajando corações de diferentes gerações. Agora, seu legado e sua obra ganham uma exposição para marcar os 40 anos de Exagerado, seu primeiro álbum solo. Será uma oportunidade de abrir nosso baú de memórias e histórias, que tenho orgulho de dizer que foi preservado como só uma mãe faria”.
Com a chancela da Sociedade Viva Cazuza, a exposição apresentará roupas, figurinos, objetos pessoais, cartas, manuscritos originais de letras e poemas, desenhos, documentos e um extenso material em áudio e vídeo. Nove salas irão ilustrar a trajetória de Cazuza, antes e depois da fama. Toda a memorabília guardada por Lucinha Araújo no Centro Cultural Cazuza estará exposta ao público.
Cazuza Exagerado irá mostrar um panorama da cena cultural brasileira dos anos 80 com registros em vídeo e fotografias — desde a infância, passando pelos tempos de Barão Vermelho, até a carreira solo de Cazuza.
Apresentada pelo Bradesco, com apoio de helloo e do Shopping Leblon, CAZUZA EXAGERADO é uma realização da Hit Makers, empresa do Grupo 4ZERO4, com direção artística de Caselúdico e curadoria de Ramon Nunes Mello, organizador dos livros "Cazuza - Meu lance é Poesia" e "Cazuza - Protegi teu nome por amor - fotobiografia".
Segundo Fernando Ligório, CEO do Grupo 4ZERO4, “a exposição de Cazuza inaugura mais um capítulo para o público das grandes mostras no Brasil. Depois de anos prestigiando exposições sobre pintores consagrados, super-heróis e franquias internacionais, é hora de voltarmos o olhar para o que é nosso. Valorizar um artista que ousou cantar ‘Brasil, mostra a tua cara’, é reconhecer a importância da nossa cultura”.
Serviço: Cazuza Exagerado
Onde: Shopping Leblon
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Leblon, Rio de Janeiro - RJ, 22430-060
Quando: a partir de 12 de junho de 2025
Ingressos: a partir de 19 de maio em cazuzaexposicao.com.br
Classificação etária: livre
Entretenimento Brasil bate recorde de turistas estrangeiros em 2025
Entretenimento Mudança de carreira aos 50 anos exige planejamento
Entretenimento Caneta de emagrecimento reduz gordura no fígado, diz estudo Mín. 25° Máx. 33°