
A conquista da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou a integrar a realidade de estudantes da rede pública estadual nesta segunda-feira (29). Por meio do Programa CNH Social Estudantil, os primeiros contemplados receberam gratuitamente a Permissão para Dirigir (PPD), na categoria A, voltada à condução de motocicletas, ampliando oportunidades e promovendo mais segurança no trânsito.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a dimensão e o alcance do programa. “Realizamos aulas e provas teóricas dentro das escolas, alcançando 150 unidades em 14 municípios, com cerca de 10 mil estudantes envolvidos. É inclusão produtiva porque amplia as chances de inserção no mercado de trabalho e de empreendedorismo, e é segurança no trânsito, já que esses jovens passam a circular orientados, conscientes e preparados”, afirmou o gestor.

A diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, lembrou que o Programa CNH Social Estudantil foi estruturado com base em dados e na realidade do trânsito piauiense. “O Piauí enfrenta um cenário desafiador em relação aos acidentes com motocicletas e, por isso, o programa é voltado exclusivamente para essa categoria. Até 2030, a previsão é alcançar 60 mil alunos, todos habilitados, responsáveis e preparados para pilotar com segurança”, explicou a diretora.

Entre os diferenciais do programa está a isenção total das taxas, além do acesso às etapas de exame teórico e prática de direção veicular, também custeadas pelo Estado, beneficiando estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Beneficiado com a CNH, Luciano Henrique Ribeiro da Silva, aluno do Ceti Governador Dirceu Mendes Arcoverde, de Teresina, destacou que o programa elimina uma das principais barreiras enfrentadas pelos jovens. “Muitos estudantes não têm condições financeiras de tirar a habilitação e isso muda com esse programa. A CNH abre portas para o mercado de trabalho e se torna um diferencial”, relatou o estudante.
Já Fátima Maysa Araújo dos Santos, estudante do CEJA Professora Angelina de Moura Leal, ressaltou o sentimento de segurança e cidadania proporcionado pela iniciativa. “Estudei, fiz todo o processo e hoje estou habilitada para andar com segurança e sem me esconder. É um projeto belíssimo, que chegou no momento certo e vai beneficiar muita gente”, afirmou a aluna.

Programa CNH Social Estudantil
O Programa CNH Social Estudantil beneficia, ao todo, 10 mil estudantes da rede pública estadual, desde que tenham completado 18 anos até a conclusão do curso. Além da habilitação, os contemplados recebem capacetes gratuitamente, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a preservação de vidas.
O curso de formação teórica é extracurricular, gratuito e possui carga horária de 45 horas, com aulas aos sábados. O conteúdo é ministrado por instrutores credenciados pelo Detran-PI, com transmissão ao vivo pelo Canal Educação.
A iniciativa é executada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) e a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), reafirmando a educação como instrumento de transformação social, geração de oportunidades e promoção de um trânsito mais seguro.

Piauí ‘Do Piauí para o Mundo’: Intercâmbio conecta 130 estudantes e 26 professores da rede estadual com experiências internacionais
Piauí Formação de brinquedistas na Uespi fortalece políticas públicas para primeira infância no Piauí
Piauí Piauí acelera a alfabetização em 2025 e amplia oportunidades para todas as idades
Piauí Governador inaugura Escola de Tecnologia em Teresina que vai beneficiar quase 3 mil estudantes com cursos na área digital
Inclusão Escolas de Teresina devem substituir sinais sonoros para proteger alunos autistas a partir de 2026
Ensino Superior Inscrições para o Sisu 2026 começam em 19 de janeiro, confira o cronograma
Piauí Universalização do Tempo Integral transforma escolas, amplia oportunidades e marca 2025 como o ano da virada na educação
Piauí Governador inaugura escola de tecnologia e Centro de Formação de Professores nesta sexta (26), em Teresina
Piauí Governo investiu mais de R$ 100 milhões em novos prédios da Uespi em Teresina e no interior Mín. 25° Máx. 33°