Segunda, 07 de Abril de 2025
29°

Tempo nublado

Teresina, PI

Geral Prevenção

Governo do Piauí lança plano estadual para fortalecer prevenção e resposta a desastres nesta terça (8)

O Pepdec é um conjunto de diretrizes e estratégias voltadas para a prevenção, mitigação e resposta a desastres naturais e emergências.

07/04/2025 às 14h39
Por: Fabio Brito Fonte: Governo do Piauí
Compartilhe:

O governador Rafael Fonteles lança, nesta terça-feira (8), o primeiro Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil (Pepdec), um conjunto de diretrizes e estratégias voltadas para a prevenção, mitigação e resposta a desastres naturais e emergências. O evento será realizado no Palácio de Karnak, às 11h, com a presença de autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil.

O plano, elaborado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Defesa Civil (Sedec), tem como principal objetivo reduzir os riscos e impactos de desastres, promovendo a cooperação entre diferentes níveis de governo e a sociedade civil, por meio de indicadores a serem alcançados nos próximos cinco anos, abordando cenários de curto, médio e longo prazos.

Construído em alinhamento com o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil e com a legislação federal, o plano garante uma abordagem estratégica para fortalecer a resiliência e a segurança em todo o território piauiense. “O plano é um instrumento essencial para a gestão de riscos e desastres no Piauí, e sua implementação é fundamental para proteger a população e promover o desenvolvimento sustentável”, destacou o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa.

A elaboração do Pepdec contou com a participação de gestores municipais, especialistas e a população, garantindo que suas diretrizes atendam às reais necessidades do estado. Durante o evento de lançamento, as principais ações previstas serão detalhadas por autoridades e especialistas da área.

Eixos de atuação

O plano inclui um conjunto de ações estratégicas organizadas em três eixos principais:

Prevenção e mitigação, que tem como base a identificação e mapeamento de áreas de risco, implementação de medidas preventivas, fortalecimento do sistema de proteção por meio de capacitação e campanhas de conscientização;

Preparação e resposta, com o desenvolvimento de planos de emergência, realização de treinamentos e simulados, além da mobilização de recursos e equipes para atuação rápida em situações de desastre;

Reconstrução e recuperação, que define o poio à reconstrução de áreas afetadas, com foco em habitação, infraestrutura e recuperação econômica, em parceria com a União e os municípios.

Defesa Civil Alerta

O Defesa Civil Alerta (DCA) é uma das novidades que estarão inclusas no plano como uma ferramenta de monitoramento e prevenção. O sistema utiliza uma tecnologia conhecida como “Cell Broadcast”, para o envio de mensagens de emergência via telefonia celular. Diferentemente do modelo anterior, que exigia cadastro prévio via SMS, o novo sistema enviará mensagens automáticas para todos os celulares conectados às redes 4G e 5G dentro de áreas de risco.

Os alertas aparecerão na tela dos aparelhos como mensagem sobrepostas a qualquer atividade usada no celular no momento, além disso, um sinal sonoro será emitido mesmo que o celular esteja no modo silencioso. O sistema representa um avanço significativo na comunicação de riscos de desastres.

Técnicos da Defesa Civil Nacional vieram até o Piauí para um treinamento e capacitação de servidores da Defesa Civil Estadual. A coordenadora do Centro Nacional de Desastres da Sedec, Lidiane Souza, destaca que o treinamento buscou engajar a Defesa Civil do Piauí e conscientizar a população sobre a percepção de riscos e a forma correta de agir ao receber os alertas. “Sabemos que a Defesa Civil do Piauí está se estruturando muito bem e está muito focada. Com esse treinamento, a equipe se capacitou e está preparada para desenvolver um bom trabalho nas demonstrações que teremos”, contou a gestora.

Para o coordenador do Centro de Monitoramentos de Risco da Defesa Civil, Michell Francisco, a capacitação é para que a equipe da Defesa Civil possa operar da melhor forma esse sistema. “É uma ferramenta essencial e que já funciona com êxito nas regiões sul e sudeste do Brasil. Estamos planejando o lançamento do DCA em uma cidade que ainda será determinada, no final de abril ou início de maio. Esse teste será realizado para que toda a população seja alertada sobre eventos extremos, para que possam buscar segurança e evitar que sofram danos permanentes,” conta o gestor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias