Esperantina, PI – Em uma grande ação coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI), a polícia deflagrou na manhã desta quinta-feira (3) a "Operação Rolezinho", visando combater crimes relacionados a direção perigosa, perturbação da ordem pública e apologia ao crime em redes sociais. As ações ocorreram simultaneamente nas cidades de Esperantina, São João do Arraial e Matias Olímpio, resultando no cumprimento de diversos mandados judiciais.
A operação teve como foco indivíduos suspeitos de promover e divulgar práticas criminosas por meio de redes sociais e eventos clandestinos de manobras perigosas com motocicletas, conhecidas popularmente como "grau".
Durante a ação, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, além da aplicação de diversas medidas cautelares contra os alvos da investigação. Entre as determinações judiciais, destacam-se:
Oito ordens de recolhimento domiciliar noturno em dias úteis e integral nos finais de semana;
Uma monitoração eletrônica com tornozeleira pelo período de 90 dias;
Oito suspensões da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou da permissão para dirigir.
Visando impedir a propagação de práticas criminosas, a Justiça também determinou a remoção de conteúdos publicados em redes sociais que incentivavam a direção perigosa e outras infrações.
A empresa Meta Platforms Inc., responsável pelo Facebook e Instagram, recebeu mandados para:
Excluir conteúdos relacionados à apologia ao crime;
Suspender perfis de investigados no Instagram, Facebook e TikTok;
Impedir a criação de novas contas por esses indivíduos.
Durante a operação, uma pessoa foi presa em flagrante pelo crime de adulterar o sinal identificador de um veículo. A prisão ocorreu quando os agentes encontraram uma motocicleta roubada em posse do suspeito.
O superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, destacou que a Operação Rolezinho faz parte de uma estratégia mais ampla de repressão qualificada. "Nosso objetivo é combater de forma eficaz essas práticas criminosas e garantir a segurança da população, tanto nas ruas quanto no ambiente digital", afirmou Zanatta.
A polícia ressaltou que a Operação Rolezinho não se encerra com essa ação. Novas medidas serão adotadas para desarticular grupos organizados que promovem infrações de trânsito e ameaçam a ordem pública.
A ação foi conduzida em conjunto com a Delegacia Seccional de Esperantina, a Delegacia de Matias Olímpio e a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), reforçando o compromisso das autoridades em combater a criminalidade e garantir o bem-estar da população piauiense.
Mín. 23° Máx. 30°