
Aos 20 anos, a estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão, Luana de Souza, já é um exemplo. A jovem maranhense, vinda de escola pública, conquistou uma vaga para fazer graduação e mestrado na Universidade Beira Interior, na cidade da Covilhã, em Portugal. Agora, em busca da realização do intercâmbio estudantil, Luana decidiu criar uma vaquinha online para levantar recursos e chegar ao país europeu antes do início das aulas.
“Desde 2021 surgiu um interesse por estudar fora. Conheci algumas pessoas que relataram suas experiências e isso despertou algo dentro de mim. Acredito que vou ter muitas oportunidades no exterior e, assim, serei uma grande profissional no futuro”, disse a estudante.
Trajetória
Filha de uma ex-empregada doméstica e moradora do bairro Coroadinho, periferia de São Luís, Luana é a primeira da família a cursar ensino superior. Para a estudante, o estudo é o principal pilar na mudança de realidade. “Eu acredito que a educação é a chave para transformar o mundo, o conhecimento que irei adquirir será muito importante para a minha formação, mas também retribuirei à sociedade todo o conhecimento e aprendizado que irei adquirir. Acredito que o nosso papel na vida é lutar pelos nossos sonhos e também ajudar as pessoas a realizarem os seus”.
Desafios
Agora, enfrentando os desafios de levantar recursos necessários para estudar fora, a jovem está realizando uma campanha de arrecadação para angariar fundos e garantir que possa pagar as passagens aéreas, matrícula, moradia, alimentação e outras despesas relacionadas. De acordo com a estudante de arquitetura, o custo total da viagem é de R$ 28.555, 82. A contribuição pode ser realizada por meio do pix [email protected] .
Sobre a Universidade Beira Interior
A UBI tem cinco faculdades: Ciências, Engenharias, Ciências Sociais e Humanas, Artes e Letras, e Ciências da Saúde. As atividades de investigação são apoiadas por diversos projetos de investigação, nacionais e internacionais, financiados por programas nacionais e internacionais e entidades públicas e privadas. Estruturalmente, a UBI apresenta um gabinete de inovação e desenvolvimento – UBInnovative – responsável pelo apoio e gestão administrativa e financeira de projetos e resultados de I&D. Além disso, é ainda o responsável pelo apoio na procura de financiamento e a disseminação e implementação de tecnologias desenvolvidas bem como a sua proteção legal.
O ecossistema de investigação da UBI engloba 18 unidades de investigação de diversas áreas do conhecimento em alinhamento com as prioridades europeias, nacionais e regionais e os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas. A incubadora/aceleradora de inovação e tecnologia UBIMedical/UBIExecutive potencializa a comunicação entre a academia e o mercado.
A qualidade da UBI no ensino, na investigação e inovação tem sido reconhecida pela presença no U-Multirank, no Top 200 do THE Young University Ranking, e no nível 601-800 no THE’s World Universities Ranking.
Geral Cristo Redentor terá novas escadas e elevadores de acesso
Geral Marina Silva recebe maior condecoração da França em Brasília
Ceará Cursos EAD da EGPCE ultrapassam 54 mil matrículas em 18 meses
Piauí Governo amplia mobilidade entre Teresina e José de Freitas com obras viárias e novo acesso à Meruoca
Piauí Rodovias, Unidade de Segurança e aeródromo marcam investimentos do Governo do Piauí em Barras
Piauí Governo do Estado vai asfaltar 11 ruas estratégicas de Monsenhor Hipólito com investimento superior a R$ 2,1 milhões Mín. 21° Máx. 36°