No Dia Mundial da Saúde e Nutrição, a Secretaria da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Promoção da Equidade em Saúde, em parceria com o Centro Universitário Uninovafapi, realizou, nessa segunda-feira (31), o X Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), para discutir sobre a nutrição alimentar. O evento contou com a presença de especialistas, acadêmicos e representantes de movimentos sociais para discutir nutrição inclusiva na perspectiva da equidade em saúde.
A programação incluiu palestras sobre equidade em saúde e inclusão social; nutrição inclusiva na perspectiva da equidade em saúde; onde abordou os desafios e estratégias para garantir um acesso justo à alimentação e aos serviços de saúde, com as participações de Filipe Silva, coordenador de Promoção da Equidade em Saúde da Sesapi, e de Norma Sueli Alberto, nutricionista da mesma coordenação.
Na sequência, o tema discutido foi inclusão social e segurança alimentar e nutricional, destacando o impacto da inclusão social no acesso a alimentos saudáveis e as experiências de promoção da SAN no ambiente escolar e em movimentos sociais. As palestrantes foram Edna Guedes (Sasc), Marize Melo (UFPI) e Verônika de Souza do Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis (GPTrans).
A Norma Sueli Alberto ministrou a palestra magna com o tema nutrição inclusiva e segurança alimentar e nutricional mediada por Luciana Farias.
Também foi discutido sobre acessibilidade alimentar e saúde, abordando os riscos da insegurança alimentar e destacando iniciativas comunitárias. Entre as convidadas estão Ana Diva Soares de Macêdo, do Consea Teresina, Karla Karine Fernandes Lima, do Assentamento Vale da Esperança, e a coordenadora do Curso de Nutrição do Uninovafapi, Luciana Farias, que apresentou o projeto HortAfya.
Para finalizar, foram realizadas oficinas e propostas de intervenção, com a prática sobre nutrição inclusiva e equidade em saúde, incluindo o relato de experiência da nutricionista Valdênia Costa e a construção coletiva de propostas de intervenção para fortalecer a equidade alimentar.
O encerramento teve a socialização dos produtos da oficina e diálogos sobre iniciativas comunitárias voltadas à segurança alimentar.
Segundo o coordenador de Promoção da Equidade em Saúde da Sesapi, o X Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional foi um espaço essencial para discutir a nutrição inclusiva na perspectiva da equidade em saúde. “A alimentação adequada e saudável é um direito de todos, mas sabemos que grupos em situação de vulnerabilidade ainda enfrentam barreiras para acessá-la. Precisamos avançar em políticas e ações que garantam esse direito, considerando as especificidades de cada população. Esse evento nos permite trocar experiências, fortalecer estratégias e construir caminhos mais justos para que ninguém fique para trás quando falamos em segurança alimentar e nutricional”, destacou Filipe Silva.
Norma Sueli Alberto destacou sobre a importância da data e do evento. “No Dia Mundial da Saúde e Nutrição, a Sesapi e o Uninovafapi organizaram o X Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional para debater a nutrição inclusiva e a equidade em saúde. Esta data é um marco importante para reforçarmos a necessidade de garantir acesso a uma alimentação adequada para todos, respeitando as diversidades e enfrentando desafios que ainda limitam esse direito. O evento reúne especialistas, gestores e representantes da sociedade para discutir políticas e ações que promovam uma nutrição mais justa e acessível, fortalecendo o compromisso com a saúde e a qualidade de vida da população”, conclui a nutricionista.
Mín. 22° Máx. 33°