Na tarde deste sábado, o Piauí derrotou o Fluminense por 2 a 0 no estádio Albertão, em Teresina, garantindo assim o título do Campeonato Piauiense 2025 após uma espera de 40 anos. Com gols de Caíque e Felipe Pacajus, a equipe do Enxuga Rato celebrou sua conquista. Além do troféu, o Rubro-Anil recebeu um carro, R$ 150 mil e uma vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste do ano seguinte. Com essa vitória, o PEC alcançou sua sexta conquista estadual.
O primeiro tempo foi bastante disputado, apesar de o Fluminense ter dominado a posse de bola e ter criado a oportunidade mais clara. Aos 21 minutos, Veraldo fez uma jogada individual e entregou a bola para Lucas Santos, que estava em posição privilegiada, mas desperdiçou a chance ao chutar para fora. O Piauí tentou algumas jogadas pelas laterais, mas não conseguiu ameaçar a defesa do Vaqueiro.
Foto: Renato Andrade
Na segunda metade do jogo, o Piauí se aventurou mais no ataque, se aproveitando dos erros do Fluminense. Logo no primeiro minuto, Caíque recebeu um passe que quebrou a linha de defesa do Vaqueiro, após casquinha de Abner, acabou driblnado a defesa adversária e finalizou na saída do goleiro João Ciriaco, inaugurando o marcador. Após o gol, o Vaqueiro tentou estabelecer jogadas, mas foi contido pela sólida defesa do Enxuga Rato. Durante esse período, o PEC enfrentou problemas com lesões de alguns jogadores, incluindo Caíque e Adílio. Para consolidar a vitória e o título, Pacajus marcou um belíssimo gol de falta aos 50 minutos.
Graças a esse título, o Piauí garantiu uma vaga automática na fase de grupos da próxima edição da Copa do Nordeste, na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro, e com isso, o Enxuga-Rato irá embolsar R$ 2.680.000 para a próxima temporada.. O Altos, por sua vez, representará o estado na etapa preliminar do torneio, sendo o clube local mais bem posicionado no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Foto: Renato Andrade
Com o término do Campeonato Piauiense 2025 - onde o Piauí conquistou o título estadual, a disputa pela artilharia da competição chegou ao fim, com o atacante Lucas Reis, do Altos terminando na dianteira. O goleador do alviverde anotou cinco gols e se tornou parte de um grupo exclusivo de artilheiros da história do campeonato estadual. O recorde de maior artilheiro em uma única edição do Piauiense permanece com Sima, que na competição de 1977, fez 33 gols.
Foto: Renato Andrade
A partida contou com uma homenagem da APCDEP, com todos os profissionais do microfone piauiense ao jornalista Dídimo de Castro, pelos seus serviços prestados a crônica esportiva do Piauí. A FFP também fez homenagem ao jornalista, usando seu nome no troféu entregue ao campeão estadual de 2025.
Dados do Campeonato Piauiense 2025
Jogos disputados: 38 partidas;
Gols marcados pelas equipes: 98 gols;
Maior pontuador: Piauí (21 pontos);
Pior pontuador: River-PI (5 pontos);
Maior goleada: Altos 4 x 0 4 de Julho (jogo da volta - 2ª fase);
Equipes que foram rebaixadas: River-PI e 4 de Julho;
Equipes que permaneceram na Série A: Altos, Fluminense-PI, Parnahyba, Piauí, Atlético-PI e Fluminense-PI.
Mín. 22° Máx. 34°