
Em um boletim emitido pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba nesta terça, dia dia 18 de março, o Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) informou a elevação do nível do Rio Marathaoan, em Barras, que atingiu a cota de alerta de 3,90 metros por volta das 03h15. Neste momento, o nível está em 4,02 metros, e a previsão é de que continue a subir, alcançando 4,12 metros. Com esse nível, o rio fica a apenas 8 cm abaixo da cota de inundação.
A precipitação nas últimas 8 horas na região de Pedra Branca foi de 120 mm. A medida foi tomada após a verificação de precipitações na bacia do rio, com valores em torno de 66 mm. Diante desse cenário, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que passará a emitir boletins de alerta, visando informar a população das áreas ribeirinhas sobre a situação do rio Marathaoan.
Boletim traz dados de outros rios
Além disso, o boletim também relatou a situação de outros rios da região. No caso da Barragem de Boa Esperança, a defluência é de 400 m³/s, com volume útil de 63,79%. Em relação ao Rio Parnaíba, os níveis em várias cidades estão abaixo da cota de atenção, como em Floriano (3,38 m) e Timon (3,61 m), onde os níveis devem manter-se em normalidade nas próximas horas. Em Luzilândia, o nível do rio também está abaixo da cota de atenção, com previsão de manutenção em torno de 3,00 m.
Fé Multidão prestigia encenação da Paixão de Cristo no Norte do Piauí
Prisão Acusado de tentativa de homicídio é preso em município do Norte do Piauí
Prisão Suspeitos de homicídio são presos em município do Norte do Piauí
Mín. 22° Máx. 30°