
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) se destaca em uma das maiores competições do mundo na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC). A Huawei ICT Competition 2025 realizou, no último dia 24 de fevereiro, no Rio de Janeiro, a etapa nacional da disputa, sendo essa mais uma fase superada pela equipe da Uece formada pelos estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação em Ciência da Computação, Erick Aguiar, Maria Linhares e Ivo Aguiar, liderados pelo professor Rafael Lopes. A Uece conquistou o 3º lugar no pódio, na Trilha Cloud (Nuvem), ao lado do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Vencida essa etapa, a equipe agora segue para a fase latino-americana da competição, a ser realizada em 4 de abril, quando podem se classificar para a final global, na China, em maio. Essa não é a primeira vez que os estudantes da Uece chegam tão longe da disputa. O instrutor da equipe comemora as premiações e tudo o que elas significam para a instituição.
“Nos últimos quatro anos, a Uece conquistou, pela segunda vez, o pódio na trilha de Cloud do ICT Competition. Os resultados alcançados demonstram a excelência do ensino em nossa instituição e o notável empenho de nossos alunos em representar a Uece em competições e eventos tecnológicos. No total, temos sete premiações nas últimas edições da competição, fato que eleva a visibilidade da Uece no cenário nacional e internacional, abrindo portas para novas parcerias e impulsionando o desenvolvimento contínuo de nosso curso”, ressalta o professor Rafael.

O ICT Competition tem se consolidado como um dos principais fomentadores de talentos em Tecnologia da Informação e Comunicação no mundo, presente em mais de 80 países, envolvendo cerca de 170 mil estudantes de duas mil instituições de ensino a cada edição. O evento é promovido pela Huawei, líder global de infraestrutura para TIC e dispositivos inteligentes. A companhia tem como visão melhorar a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente.
Educação Conselho Nacional de Educação atualiza regras do ensino integral
Ceará Com investimento superior a R$ 12,8 milhões do Governo do Ceará, Trairi ganha novo prédio para Escola em Tempo Integral
Educação PND 2026: professores podem se inscrever a partir de segunda-feira
Piauí Alunos da Uespi de Campo Maior são selecionados para estágio em instituições de referência nacional na área de biologia
Ceará População Indígena de Crateús ganha nova escola Kariri Tabajara
Piauí Seduc inicia nova etapa do projeto Cinema na Escola em sete municípios
Piauí Alunos da Uespi de Campo Maior são selecionados para estágio em instituições de referência nacional nas áreas de botânica e entomologia
Piauí Empresas piauienses compartilham experiências, apresentam oportunidades e inspiram futuros gestores na Uespi
Ceará Exposição “Vozes Interrompidas” promove enfrentamento à violência de gênero Mín. 23° Máx. 35°