
A Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI) e o Centro de Referência Francisca Trindade fizeram atendimento psicossocial e jurídico nesta quinta-feira (11) durante a 3ª edição do Cidade Inclusiva. O evento, que segue até esta sexta-feira (12), é organizado pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede) e com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
A programação é construída a partir de ações desenvolvidas por diversos outros órgãos do Governo do Estado. “No caso da SEMPI, estamos oferecendo uma ação de caráter informativo e preventivo por meio do nosso Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violência Francisca Trindade. Além disso, distribuímos filipetas e chaveiros temáticos da nossa campanha de enfrentamento ao assédio sexual no carnaval”, disse a diretora de Articulação Interinstitucional e Ações Temáticas, Ianara Evangelista.

A gerente do Centro de Referência, Joelfa Farias, explica que, além do atendimento, houve também o interesse em conversar com as mulheres com deficiência para saber o que elas conhecem sobre a violência doméstica. “O nosso papel foi justamente informar os serviços que oferecemos e avaliar o que as mulheres sabem sobre a rede de atendimento e de informações para também empoderar essas mulheres e enfatizar que o Centro de Referência é um local acessível para as mulheres cadeirantes e com outros tipos de deficiência que sofrem violência doméstica”, disse.
A secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, destaca a importância de participar do evento, levando serviços de atendimento às mulheres com informações dos canais de denúncia, diálogo sobre a Marcha contra a Misoginia e Feminicídio e Corrida contra o femincídio. “Esse momento é importante para integrar as políticas públicas e sensibilizar as pessoas em prol do enfrentamento da violência contra a mulher”, declarou.
O Cidade Inclusiva traz atividades como palestras, emissão de documentos, serviços médicos e odontológicos, consultorias, rodas de conversa, exposições e atividades culturais. Além de órgãos do Governo do Estado, há também faculdades e empresas privadas que oferecem serviços para a comunidade. O objetivo é também divulgar como e onde as pessoas podem acessar esses serviços quando precisam deles.

São Paulo Governo de SP premia 21 professores da região de Bauru na 1ª edição do Professor Nota 1.000
Atibaia - SP Agenda Esportiva de 08/10 a 13/10
São Paulo Governo de SP premia 44 professores da região Central na 1ª edição do Professor Nota 1.000
São Paulo Governo de SP premia sete professores da região de Franca na 1ª edição do Professor Nota 1.000
São Paulo CPTM inicia operação conjunta da Linha 13-Jade e Expresso Aeroporto com concessionária
São Paulo Operação da Polícia de SP contra lavagem de dinheiro de jogos de azar cumpre mandados no estado e em Minas Gerais
São Paulo Governo de SP premia 24 professores da região de Presidente Prudente na 1ª edição do Professor Nota 1.000
Manutenção Águas de Teresina realiza melhorias no sistema de abastecimento de bairros da zona Sul
Eleições Federação União Progressista declara apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno Mín. 25° Máx. 41°