
Após um mês da implementação da tarifa zero pelo governador Rafael Fonteles, o número de passageiros do metrô de Teresina aumentou em 40%, representando 250 mil passageiros durante esse pouco mais de um mês de gratuidade. Antes da medida, a média diária era de 5 mil usuários, número que agora chega a 7 mil.
A capital piauiense é a única do país a oferecer transporte metroviário totalmente gratuito, garantindo mais acessibilidade e economia para a população. Atualmente, o sistema conta com 11 estações distribuídas ao longo de 13,5 km de trilhos, ligando a zona sudeste ao centro da cidade.

O presidente da Companhia Ferroviária e Logística do Piauí, Wilson Martins, explica que essa medida estimula a população a utilizar o sistema de metrô. “A tarifa zero foi pensada para além de estimular a população a utilizar o sistema metroviário, gerar economia para quem utiliza o metro. Hoje para percorrer todo o trajeto da zona sudeste até o centro são em torno de 35 minutos, o que facilita a vida da população de bairros mais distantes”, apontou.

Para Jucivan Sousa, que trabalha no centro da cidade, utilizar o metrô diariamente se tornou uma alternativa mais viável e vantajosa. “Melhorou bastante, é uma economia. Essa gratuidade veio para somar com as nossas vidas, é um benefício muito bom para a sociedade. Depois da gratuidade, o número de passageiros aumentou bastante”, destacou.

Arias da Silva, outro usuário do metrô, ressalta o impacto positivo da medida, especialmente para moradores das comunidades mais distantes. “Melhorou demais a nossa vida, é um incentivo para a população usar o transporte. É um benefício muito bom para quem precisa se locomover para o centro de Teresina; foi uma das melhores decisões do governo”, afirmou.

Geral Novas regras para mobilidade no Rio dependem de mais infraestrutura
Geral PMs do Rio são denunciados por desviar armas apreendidas em operações
Piauí Piauí vira referência com governo digital que antecipa necessidades do cidadão e leva serviços públicos pelo chat e WhatsApp
Geral TV Brasil: Datena recebe o senador e jornalista Jorge Kajuru
Bocaina-PI Barragem de Bocaina atinge 62,7% da capacidade total
Geral Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 15 milhões
Piauí OPA: Orçamento Participativo Digital 2026-2027 entra na fase de análise técnica com mais de mil propostas cadastradas
Segurados Novos beneficiários do INSS devem emitir Carteira de Identidade Nacional até 1º de maio
Violência Homem é esfaqueado em Pio IX e companheira é presa pela Polícia Militar Mín. 22° Máx. 30°