
A concessão de crédito nos Estados Unidos permanece como um desafio para consumidores sem histórico financeiro consolidado. A Ezpag, empresa liderada por Lucas Paiva, desenvolveu um sistema que utiliza inteligência artificial (IA) para aprimorar a análise de crédito, permitindo a inclusão de perfis tradicionalmente excluídos do mercado, como, por exemplo, imigrantes não documentados.
Nos estágios iniciais de sua operação, a empresa enfrentou dificuldades ao conceder crédito para a compra parcelada de smartphones a consumidores sem score financeiro confiável. Esses desafios impulsionaram a melhoria de seu modelo preditivo, que foi ajustado por meio de aprendizado de máquina para analisar padrões comportamentais e transações financeiras. Atualmente, o sistema próprio é capaz de emitir avaliações de crédito em questão de minutos, com baixos índices de inadimplência.
Diferentemente dos métodos convencionais, que se concentram em históricos financeiros passados, a solução da Ezpag amplia a análise de crédito ao integrar múltiplas fontes de dados e comportamento do tomador. Isso possibilita maior inclusão financeira e oferece oportunidades de crédito a segmentos historicamente negligenciados. “Nossa tecnologia usa IA e dados alternativos para oferecer crédito seguro e inclusivo”, – Lucas Paiva, CEO da Ezpag.
A empresa também consolidou uma base de dados proprietária e, com isso, se prepara para licenciar sua tecnologia para outras instituições interessadas em modelos de crédito inclusivo e baseados em dados comportamentais.
A Ezpag planeja ampliar sua atuação no mercado de crédito norte-americano, promovendo a inclusão financeira e acessibilidade para milhões de consumidores.
Tecnologia Expansão de franquias impulsiona setor de lavanderia Tecnologia AI/R Company é destaque em estudo internacional sobre parceiros da AWS Reconhecimento é concedido à Compass UOL, empresa subsidiária que lidera em quatro de cinco quadrantes no Brasil
Tecnologia Vencedores do Prêmio MPB 2025 serão conhecidos dia 17/11 Mín. 25° Máx. 39°