
O Piauí acaba de receber o Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma importante conquista que reafirma o compromisso do estado com a educação infantil. A homenagem foi entregue ao governador Rafael Fonteles pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante solenidade realizada em Brasília na tarde desta segunda-feira (10).

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como objetivo garantir a alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e, simultaneamente, atuar na recuperação das aprendizagens de alunos do 3º, 4º e 5º ano, impactados pela pandemia.
“Ficamos muito felizes com essa conquista. O Piauí se destacou, resultado do trabalho conjunto do Pacto pelas Crianças, coordenado por Isabel Fonteles, e do secretário de Educação, Washington Bandeira, em parceria com os municípios. O prêmio é de todos nós! É Ouro!” comemorou Rafael Fonteles.

A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana; do secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira; e da coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada estabelece como princípios a promoção da equidade educacional, considerando aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero. Também reforça a colaboração entre os entes federativos e o fortalecimento da cooperação entre estados e municípios.

As metas do compromisso incluem a organização de um regime de colaboração e corresponsabilização entre a União, os estados e os municípios; o estabelecimento de metas de alfabetização com monitoramento contínuo; e o apoio técnico e financeiro da União para aprimorar a infraestrutura física e pedagógica das escolas públicas, entre outras ações.
Educação LACLIMA lança relatório sobre povos indígenas pós-COP30
Piauí Mais de 1.200 estudantes iniciam preparação para alcançar nota mil no Enem
Piauí Governo do Piauí entrega escola de Tempo Integral modernizada em Lagoa de São Francisco neste domingo (7) Mín. 22° Máx. 35°