Dois jogos em Teresina, um no interior e outro no litoral marcaram a quinta rodada do Estadual, que teve duelos importantes tanto para as melhores campanhas quanto para aqueles que lutam contra a queda na próxima fase. No Grupo A, o Altos venceu o River por 1 a 0 e colocou o Galo em situação desesperadora para os seus 3 jogos restantes enquanto que CAP e Fluminense empataram em 1 a 1 e ficaram na situação de meio de tabela. No Grupo B, os visitantes fizeram a festa. O Piauí em duelo direto pela liderança, derrotou o Parnahyba por 1 a 0 no Pedro Alelaf enquanto que o Oeirense conseguiu sua primeira vitória no campeonato, vencendo o 4 de Julho em Piripiri por 2 a 1. A próxima e última rodada do campeonato, vai rolar no próximo final de semana.
No sábado, o Altos consolidou sua liderança ao bater o River novamente pelo placar de 1 a 0, com gol de Leandro Amorim. O jogo foi regado de polêmicas de arbitragem, que no entendimento do Galo, um gol anulado de forma errônea e um pênalti não marcado favoreceram para que o clube saísse derrotado para o Altos. O placar foi aberto após cruzamento de Dieguinho após uma cobrança de escanteio, onde Leandro Amorim cabeceou e estufou a rede do goleiro Bernardo. Após isso, o River tentou reagir para empatar, mas todas as tentativas foram frustradas. O Altos chegou a 11 pontos no grupo e praticamente assegurou sua vaga para as semifinais, já o River segue na lanterna do grupo e do torneio tendo somando apenas 1 ponto e sem ter vencido uma partida, aumentando ainda mais o drama contra o rebaixamento inédito.
Foto: Samuel Pereira/Altos
Três jogos agitaram o domingo, sendo o primeiro do dia, acontecendo na Arena Ytacoatiara em Piripiri. O 4 de Julho foi derrotado pelo Oeirense por 2 a 1, marcando assim a primeira vitória do Cachorro Louco no estadual e o 4 de Julho tendo perdido 6 de 9 pontos em seus dominios. O primeiro tempo do jogo foi sem emoções, mas com muito volume ofensivo e também com muitas ações faltosas. O Oeirense abriu o placar aos 4 do segundo tempo, após Caio César ser lançado na área e se aproveitar de uma falha do goleiro Ítalo. O segundo veio depois de uma bela cobrança de falta efetuada por João Paulo, que mandou a bola no canto direito de Ítalo, sem chances para defesa. O 4 de Julho descontou com Juniel, que após um escanteio, ele subiu e cabeceou no 4º andar e balançou as redes do Cachorro Louco, já dando números finais à partida. O Colorado com a derrota estacionou nos 5 pontos e o Cachorro Louco além de conseguir seu primeiro triunfo, também chegou aos 5 pontos, e acende a briga contra o rebaixamento do torneio.
Foto: GE
No litoral piauiense, o Parnahyba foi supreendido pelo Piauí, que impôs sua segunda derrota em casa no torneio. O Tubarão se impôs e criou grandes chances para abrir o placar cedo, mas não tiveram êxito. O Enxuga-Rato também criou suas oportunidades, e numa delas, aconteceu uma penalidade máxima sofrida por Mateusão, onde o mesmo foi para a cobrança e guardou de cavadinha o primeiro e único gol do jogo. Daí em diante o Piauí só amarrou o jogo, segurando a pressão azulina e garantiu o resultado e a liderança do grupo. O Piauí lidera o grupo B com 10 pontos, enquanto que o Parnahyba ficou com 7 pontos, e agora flerta de maneira paralela entre a classificação e o rebaixamento.
Foto: Divulgação/Piauí EC
O jogo que encerrou a rodada aconteceu na capital, onde Atlético/PI e Fluminense ficaram no 1 a 1 no Estádio Albertão. Durante a partida, ambos so times fizeram trocações, com o CAP tendo mais posse nos minutos iniciais mas perdendo controle de jogo, dando oportunidade do Fluminense de contra-atacar. O Vaqueiro Belchior abriu o marcador com Romário, após uma jogada pelo lado direito ofensivo, pegando a defesa de calça curta e acaba enchendo o pé para fazer 1 a 0. Na virada de tempo, o Flu teve mais ofensividade, mas acabou subindo suas linhas defensivas e dando agora a oportunidade do CAP revidar. Na reta final de partida, o Cavernão teve uma cobrança de falta frontal ao gol do Vaqueiro, e nessa falta executada por Christianno que veio do banco, tratou de empatar a partida. No Grupo A, o CAP chegou a 6 pontos e o Flu alcançou os 8 pontos.
Foto: Weslley Douglas
A última rodada vai acontecer no próximo final de semana, com um jogo no sábado entre Piauí e Oeirense no Albertão às 16h. No domingo, às 9h, teremos 4 de Julho e Parnahyba na Arena Ytacoatiara e às 16h, o embate entre Piauí e Oeirense no Albertão. Na segunda, a fase de grupos se encerra com River e Fluminense às 19h no Albertão.
Mín. 22° Máx. 32°